Fugas - hotéis

  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR
  • DR

No Verão as famílias, no Inverno o amor

Por Mara Gonçalves ,

Dois prémios cunharam o Monte Santo, no Carvoeiro, como um dos resorts mais românticos da Europa. Fomos descobrir os recantos e programas deste refúgio algarvio.

É sempre uma sensação estranha chegar a um resort veraneante longe da época alta. Mais ainda num final de tarde de domingo que a mudança de hora há muito cobriu de breu cerrado. O Algarve hiberna e com ele o Monte Santo Resort enche-se de silêncios porventura inaudíveis noutras alturas. Parece que estamos num hotel perdido no interior da região ou no seio do vizinho Alentejo e não num aldeamento de cinco estrelas às portas da turística vila do Carvoeiro. E isso traz-lhe todo um outro encanto.

A suíte que nos foi atribuída fica no piso térreo do edifício principal e, se os interiores são em tudo semelhantes aos dos restantes quartos e moradias, a varanda transforma-se num amplo terraço com uma cama espreguiçada sobre a piscina principal. Não resistimos. Secamos uma tira de orvalho, deitamo-nos e, não fosse o murmúrio longínquo de outra hóspede a falar ao telefone, teríamos acreditado termos o hotel por nossa conta. Só nós e as estrelas.

Pouco depois, confirmamos, no entanto, que não estamos definitivamente sozinhos, mas por pouco quórum. Ao jantar, no restaurante do aldeamento turístico, teremos a companhia de um casal francês na mesa ao lado enquanto ouvimos Billy Jean e outros hits pop numa colectânea de covers em versão mellow. Na manhã seguinte, ao pequeno-almoço, o mesmo casal de meia-idade, a mesma mesa, a mesma sensação de solitude e sossego.

“Até Março, a maioria dos hóspedes são seniores e golfistas, muitos ficam por longas estadias de três ou quatro semanas”, conta António Costa, director técnico e de operações do Monte Santo Resort. “Acordam muito cedo para ir para os campos, jogam o dia todo e quando voltam recolhem-se nos quartos. Quase não damos por eles”, sorri Mónica Ribeiro, directora comercial e de marketing.

O romantismo dá prémios

No total, são oito hectares de aldeamento, 133 suítes e moradias. Ao centro, o edifício principal, onde fica a recepção, o restaurante Monte dos Comensais, o lounge bar e o wellness center. Em frente, a piscina de limites ondulados parece a continuação do lago que serpenteia à direita, por entre as casas geminadas de suítes até três quartos. Uma ponte de madeira separa o azul da piscina – que a pequena ilha ao centro, as espreguiçadeiras, as camas balinesas e as muitas plantas dão um ar tropical – e o verde do lago repleto de peixes coloridos. De um lado, o centro nevrálgico da vida social no aldeamento, agora com muito pouco movimento; do outro, uma série de caminhos e refúgios escondidos por entre o verde, uma idílica plataforma em madeira sobre a água.

“Usamo-la para casamentos pequenos, massagens, cocktails ou celebrações especiais. Já tivemos ali pelo menos um pedido de casamento”, enumera Mónica Ribeiro. E nós, entre o sol de Inverno e o sossego daqueles recantos, antevemos alguns dos predicados que valeram em 2015 ao Monte Santo Resort duas enamoradas distinções: “resort mais romântico da Europa”, nos World Travel Awards, considerados os óscares do turismo a nível mundial; e melhor “retiro romântico de luxo do ano” pelo britânico Luxury Travel Guide.

No entanto, António Costa acredita que as distinções “não tenham sido tanto pela localização, mas pelo serviço”, resultado da forte aposta nas escapadelas românticas, com dois programas distintos. O mais completo (Romeu&Julieta), por exemplo, inclui pétalas de rosas sobre a cama, sais de banho, espumante e uma selecção de macarons; duas massagens; um jantar romântico à luz das velas no restaurante e pequeno-almoço.

O bulício das férias

No Verão, os casais apaixonados e os golfistas dão lugar às correrias das crianças num resort que é, acima de tudo, “tipicamente familiar”, define António Costa. Há um Planet Junior, onde os mais novos podem ficar sob a supervisão de adultos entre desenhos, escorregas e actividades lúdico-desportivas, como basquetebol, caça ao tesouro, petanca, pólo aquático ou modelagem de balões, lemos, por exemplo, no programa para o Outono de 2015. E, além da piscina para crianças, encontramos ali próximo uma área com vários jogos de salão, entre matraquilhos, uma mesa de air-hockey e máquinas de flippers. Nos meses de Verão, têm “animadores à noite para entreter os miúdos”, conta Mónica Ribeiro.

Para os graúdos, há também um programa semanal entre Março e Outubro, com aulas de dança, zumba ou ioga, animação ao jantar, concertos, espectáculos de magia e até festas da espuma numa das piscinas mais pequenas (há quatro, junto aos blocos de moradias, e qualquer hóspede pode utilizá-las). E, por vezes, são organizados jantares temáticos, com “buffet de barbecue, noites orientais, comida tipicamente brasileira”, enumera a responsável. “Tentamos ter os adultos entretidos também, porque gostam de relaxar mas também de usufruir experiências a que não teriam acesso ou disponibilidade para fazer durante o seu dia-a-dia.”

A animação e o bulício típicos de um resort parecem-nos, no entanto, tão distantes quanto as noites longas de Verão e, enquanto o doce sol de Inverno nos aquece de silêncio o corpo deitado no terraço, até agradecemos.

A Fugas esteve alojada a convite ?do Monte Santo Resort

Nome
Monte Santo Resort
Local
Lagoa (Algarve), Carvoeiro, Rua João Paulo II
Telefone
282321000
Website
http://www.montesantoalgarve.com/
--%>