E não se esqueça de apreciar as obras de arte do mestre Ferreira da Silva, artista plástico e ceramista, radicado nas Caldas da Rainha - com destaque para o painel de azulejos que decora a fachada da capela da Quinta do Pinheiro.
Outros dos atractivos que merece a atenção do visitante reside no rio Areia, que atravessa a quinta - passando mesmo por baixo de um dos edifícios - e faz a divisão de territórios entre Alcobaça e Nazaré, e onde poderá dedicar alguns momentos à pesca. Ainda que não lhe vá faltar peixe e pescado no restaurante da Quinta do Pinheiro, instalado na antiga adega, e afamado pela variedade de pratos de cozinha tradicional portuguesa. No restaurante, assim como no bar que lhe é contíguo, salta à vista a enorme parede em pedra, nada mais do que a parede original do edifício, que proporciona um elemento decorativo ímpar. Assim como as fontes de água que foram devidamente mantidas na sala de refeições.
A oferta gastronómica é variada, provocando grandes dificuldades na escolha, sendo que a grande especialidade da casa passa pelo prato Terra e Mar (bife de novilho com camarão tigre), com a sugestão de degustar um pudim da quinta com doce de chila na sobremesa. Mas há um outro factor diferenciador no restaurante da Quinta do Pinheiro. É que grande parte dos produtos da terra (legumes e verduras) são cultivados ali mesmo, na horta da quinta.
Como chegar
Apanhar a A8 até à saída Nazaré-Alcobaça. Logo depois da saída irá encontrar a sinalização de Hotel Rural.
(Outubro 2010)
- Nome
- Quinta do Pinheiro
- Local
- Nazaré, Valado dos Frades, Lugar da Quinta do Pinheiro
- Telefone
- 262590530