O restaurante "The Beresford" é, sem sombra de dúvida, um dos lugares de referência desta unidade hoteleira de cinco estrelas. Uma decoração elegante que combina na perfeição com a comida de qualidade e requinte ali servida. As ementas não descuram a cozinha tradicional madeirense - ainda que ofereçam uma enorme variedade de pratos de cozinha internacional -, como demonstram as entradas de "filetes de sardinha assada com ervas aromáticas" e de "carpaccio de atum da Madeira, temperado com poncha regional", ou os pratos principais de "espetada, bacon e banana assada" e "atum marinado em molho vilão".
Não menos elegantes e requintados são o bar da quinta, "O Visconde", no qual poderá contar, duas vezes por semana, com música ao vivo, e a sala de pequenos-almoços "Cor-de-Rosa", com vista sobre os jardins e uma varanda capaz de lhe proporcionar um excelente começo de dia, e na qual se encontra um painel de azulejos do século XVII. Outro dos bares da quinta funciona junto à piscina, o "Colombo Bistro", e constitui o espaço ideal para desfrutar de refeições ligeiras ou bebidas refrescantes.
Descanso com vista para o mar
Cada um dos 40 quartos da Quinta Jardins do Lago, incluindo suítes e júnior suítes, surpreende pelo espaço amplo e, não menos importante, a magnífica vista para os jardins e para o mar. A decoração é exemplar, honrando a história da quinta e confirmando-a como unidade hoteleira de charme. A Fugas teve a oportunidade de ficar no melhor quarto da Quinta Jardins do Lago. Precisamente o mesmo onde já se instalou o actor irlandês Peter O'Toole, protagonista do filme Lawrence da Arábia, entre outros, durante quase um mês.
Assim que abrimos a porta da suíte presidencial, o quarto 303, fazemos fé no comentário que a funcionária da quinta havia transmitido ainda antes de proceder à entrega da chave: "Peter O'Toole ficou maravilhado com a estadia nesta suíte". E não é nada de estranhar que tal tenha acontecido. Quer o quarto, quer a sala ou a casa de banho, dispõem de uma imensidão de espaço pouco comum e um conforto que nos leva a querer assentar arraiais por ali por muito mais tempo - tal como fez Peter O'Toole. A suíte conta ainda com uma varanda ampla - com acesso directo a partir do quarto ou a partir da sala -, virada para o mar e para os jardins da quinta, o que torna quase que inevitável a sua fruição, quer seja de dia ou de noite.
Atendendo ao sossego da Quinta Jardins do Lago - o som que se escuta com maior insistência é, mesmo, o chilrear dos pássaros -, o mais provável é que, simplesmente, queira usufruir dessa paz e silêncio, deixando-se mergulhar numa escapada em que a palavra de ordem é relaxar. Ainda que o centro do Funchal esteja ali mesmo ao lado, a uns escassos 15 minutos a pé - no regresso pode levar mais algum tempo, por força da subida, pouco recomendada aos que possam estar em baixo de forma. A quinta também oferece transporte gratuito de ida e volta para o centro da cidade, quatro vezes por dia, nos cinco dias da semana.
Uma dezena de quintas para descobrir
- Nome
- Quinta Jardins do Lago
- Local
- Funchal, São Pedro, Rua Dr. João Lemos Gomes, 29 - São Pedro
- Telefone
- 291750100
- Horarios
- Todos os dias das 00:00 às 00:00
- Website
- http://www.jardins-lago.com