Fugas - hotéis

  • Fernando Veludo/Nfactos
  • Fernando Veludo/Nfactos
  • Fernando Veludo/Nfactos
  • Fernando Veludo/Nfactos

Como uma casa dentro de um hotel

Por Patrícia Carvalho ,

Patrícia Carvalho descobriu o Vitória Village por acaso, quando deambulava pelo centro histórico do Porto. Não aguentou a curiosidade, pediu explicações e constatou que este não é um hotel como os outros.

Passa-se na Rua da Vitória, a poucas dezenas de metros do Mosteiro de São Bento da Vitória, no Porto, e é impossível não reparar na frontaria de pedra limpa e clara, com um brasão a emoldurar a porta central. Cheira e sabe a novo, e o nome Vitória Village destacado da fachada leva-nos a pensar: como é que nunca ouvimos falar nisto antes? Não aguentámos a curiosidade e pedimos para nos explicarem o que é aquilo. Descobrimos que é um conceito diferente de alojamento, no coração do centro histórico do Porto, e que ainda não foi divulgado institucionalmente porque os proprietários não o quiseram. O que não impede que os turistas não estejam já a encher os 14 quartos disponíveis.

São quartos e não são quartos. São mais do que isso. São assim como ter a sua própria casa pequenina com serviço de limpeza incluído dentro de uma unidade hoteleira. O edifício do século XVIII, conhecido como a Casa dos Constantinos (e que tem uma frente, por enquanto indisponível, para a Rua das Flores), foi remodelado e oferece, agora, estúdios e apartamentos turísticos para quem procura um espaço diferente na cidade.

Não dormimos lá, mas gostávamos. A maior parte dos quartos/apartamentos está situada no edifício principal e as janelas de todos eles dão para as traseiras, para o pátio onde se chega por uma bela escadaria em pedra ou directamente pelas portas envidraçadas, no caso do piso inferior. Quem ficar no andar superior pode ver a Sé e o centro histórico a desenrolar-se ali à frente. Ou pode fechar as cortinas pesadas e usufruir do espaço que lhe foi destinado.

Os quartos, que não são bem quartos, dão, no mínimo, para quatro pessoas. Os maiores podem receber seis ocupantes, distribuídos por uma cama larga e dois sofás que se transformam em algo muito parecido com isso. Há alguns que se desenrolam por mais do que um patamar e todos têm uma cozinha equipada com máquina de café, torradeira ou microondas, além de televisões que disponibilizam a habitual panóplia de canais por cabo e os menos comuns canais codificados dedicados às crianças e ao desporto. Na página da Internet da unidade hoteleira, os visitantes são mesmo convidados a escolherem o Vitória Village para se deliciarem com os amigos a ver um qualquer jogo de futebol que não passe em canal aberto. Ele há gostos para tudo.

O espaço abriu portas em Abril deste ano e já recebeu visitantes de vários pontos do mundo. No Booking, um dos principais sites de reservas de hotéis, consegue a pontuação de 9.3, em 10, e a designação de "soberbo". Percorrendo os mais de 300 comentários que ocupam a página, percebe-se que a localização (leia-se, o acesso) é o ponto fraco do espaço e que a simpatia e disponibilidade dos funcionários está entre os pontos mais altos. Efectivamente, encontrar o hotel, para quem chega ao Porto pela primeira vez, não é fácil. A Rua da Vitória está bem escondida no coração da freguesia com o mesmo nome e só tem um sentido, entre um casario que às vezes se aproxima, como se se quisesse tocar, estreitando a via.

A boa notícia é que o Vitória Village tem estacionamento próprio e original. É possível deixar uma ou duas viaturas na rua, porque em frente ao hotel esta alarga-se um pouco, mas o leitor não vai querer fazer isso. Quase apostamos que vai querer seguir as instruções dos responsáveis da unidade hoteleira e, com um ar espantado no rosto, vai conduzir o seu automóvel para o interior do prédio, directamente pela porta da frente e para um espaço envidraçado que fica colado à recepção. E, só aí, é que vai perceber que o local para onde acabou de entrar é um elevador, que vai transportar o seu automóvel para um piso abaixo, permitindo que ele fique estacionado no pátio interior do edifício.

Os proprietários do Vitória Village, Rui Sousa e Daniel Ribeiro da Silva, admitem que aquele pátio em pedra, com vista para a bela escadaria da casa, era um bom local para instalar uma esplanada, mas a possibilidade de oferecer estacionamento aos visitantes é demasiado importante para deixar esse projecto nascer.

O que não é, verdadeiramente, um problema, porque o espaço não termina aqui. Para lá deste pátio entregue ao estacionamento estende-se uma espécie de segunda fase do projecto. Há um complexo de seis apartamentos duplex, com uma decoração menos clássica e que acomodam quatro pessoas cada um. E, na sua frente, um espaço relvado, pontuado por alguns dos equipamentos antigos do casarão familiar. Uma fonte em pedra, as pias dos cavalos... Sim, porque aqui costumavam ser as cavalariças. Agora, é um espaço onde, em dias de sol, é bom deixar-se ficar. E é também o espaço onde funciona a minúscula sala de pequeno-almoço. Rodeando este segundo edifício, que tem também uma pequena esplanada, suba as escadas em pedra, até um pátio superior, de onde se avista a Torre dos Clérigos e o casario do centro histórico, com a Sé ao centro.

Rui e Daniel queriam levar ao Porto um conceito diferente de alojamento. Acham que o conseguiram, ao pegarem na reabilitação já em curso da Casa dos Constantinos e adaptarem-na a uma unidade hoteleira luxuosa, de quartos grandes e comodidades caseiras.

No TripAdvisor, o site dedicado a recolher as opiniões de viajantes sobre hotéis em todo o mundo, algumas das descrições deixadas referem-se a "uma verdadeira jóia", "um óptimo local para ficar", "um fantástico aparthotel" ou "uma verdadeira gema". Com uma classificação geral de "excelente", roubamos aqui a descrição de um visitante, visivelmente satisfeito, que experimentou o espaço este mês. "Só ficamos uma noite, mas WOW! Levaram cerca de quinze minutos a dar-nos as boas-vindas e a explicar-nos TUDO sobre a cidade, até mesmo o que pedir nos restaurantes. Aceitámos as recomendações e revelaram-se fantásticas. Muito amistoso, deram-nos vinho do Porto como boas-vindas. Muitos pequenos pormenores simpáticos. A localização, a cerca de cinco minutos a pé das principais atracções, não podia ser melhor. E têm estacionamento gratuito, por isso podem relaxar em relação a isso. O preço também foi super-razoável."

Nome
Vitória Village
Local
Porto, Vitória, Rua da Vitória, 29
Telefone
222013477
Website
http://www.vitoriavillage.com
--%>