Fugas - hotéis

  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos
  • Renato Cruz Santos

Continuação: página 2 de 3

Rejuvenescer em Vizela

Agora tudo começa a mudar, como se Vizela rejuvenescesse. O hotel é a âncora para o processo de revitalização do complexo termal que passou a ser explorado pela Tesal, uma empresa galega que em Portugal já explorava o balneário termal de Monção e tem quatro unidades de turismo de bem-estar em Espanha. O balneário termal — construído em 1873 e que foi um dos maiores da Europa — reabriu, ainda que esteja a funcionar a meio-gás enquanto decorrem as últimas obras de recuperação. 

As águas termais de Vizela têm propriedades que as tornam indicadas para a prevenção e tratamento de doenças reumáticas, dermatológicas e do aparelho respiratório. E o espaço continua a ser procurado todos os dias por dezenas de praticantes de termalismo clássico. A estes clientes, a empresa quer juntar uma vertente de tratamentos lúdicos e de lazer, com um spa termal que estará em pleno funcionamento no início do Verão. 

Além da massagem Vichy e dos tratamentos de rejuvenescimento e emagrecimento, estão disponíveis massagens de pedras quentes e tratamentos faciais, sauna e banho turco, bem como piscinas de águas termais — que serão quatro no final de todo o processo.

Mas a grande “estrela” da nova oferta das Termas de Vizela está pronta para entrar em funcionamento. Trata-se de um hamman, um spa de origem árabe, que está tradicionalmente associado aos locais de oração no mundo islâmico. O espaço combina as funcionalidades das termas romanas e dos banhos bizantinos com a tradição turca dos banhos de vapor e ocupou um edifício de inspiração mourisca que existia no parque do balneário termal.

O hamman das Termas de Vizela será o primeiro do género em Portugal e abre em Março. Nessa altura, as condições climáticas já deverão ter melhorado e o vale do rio Vizela voltará a ser um belo espaço verde para contemplar num fim-de-semana dedicado ao rejuvenescimento.

________________
O Hotel Bienestar
Ocupou por completo o edifício do antigo hotel Sul-Americano, emblemática unidade hoteleira construída no início do século XX, durante a época áurea do termalismo em Vizela. A recuperação agora terminada manteve a estrutura inicial no interior e alguns elementos da decoração original, como a escadaria principal em madeira. A fachada trocou o azul pelo cinzento-escuro e o essencial o hotel foi inteiramente renovado, com padrões contemporâneos e toda a comodidade de uma unidade feita de raiz. Os clientes podem optar por um dos 65 quartos (19 suites, 44 quartos duplos e dois quartos singles),sendo que o preço médio da estadia é de 60 euros. Mas há ofertas especiais nesta fase de relançamento, bem como para estadias mais prolongadas ou programas com complemento termal. Os clientes do hotel têm ainda acesso privilegiado ao bar e ao restaurante da unidade, mas estes dois serviços estão também disponíveis para o público geral.

Como ir
Dez minutos de viagem de automóvel são o suficiente para chegar ao Hotel Bienestar a partir de uma das duas saídas de auto-estrada que servem a cidade. Para quem vem do interior do país, a melhor opção é seguir as indicações “Vizela” na A11. Pelo litoral, o acesso mais rápido é através da A7, usando a saída Guimarães-Sul e tomando depois a EN 105. A unidade tem um parque de estacionamento próprio e área de aparcamento à superfície na entrada principal. 

Nome
Hotel Bienestar – Termas de Vizela
Local
Vizela, São Paio Vizela, Rua Doutor Abílio Torres 855
Telefone
253589150
Website
http://www.hotelbienestarvizela.com/
--%>