Fugas - hotéis

  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido
  • Nelson Garrido

Relaxar em pleno lago da Fonte Nova

Por Maria José Santana ,

O Hotel Meliá Ria acaba de ser remodelado, com vista a melhorar o conforto dos seus hóspedes. Mas mantém essa condição que o torna tão especial: está plantado numa das margens do lago da Fonte Nova, gozando de vistas únicas para este espelho de água da ria.

O dia amanheceu cinzento e fresco — demasiado escuro para uma manhã de final de Junho — , mas a falta de raios de sol não consegue beliscar a beleza da paisagem que se estende para lá da parede de vidro da sala onde tomamos o pequeno-almoço. Estamos praticamente em cima do lago da Fonte Nova, um espelho de água da ria de Aveiro que, volta e meia, é decorado pelo colorido de um barco moliceiro que passa, navegando a motor, carregado de turistas. Uma vista que alimenta o espírito e que leva a que uma estadia no Hotel Meliá Ria se torne memorável.

A unidade hoteleira, a maior da cidade de Aveiro, situada a escassos cinco minutos a pé do centro histórico, acaba de ser remodelada — a reformulação estendeu-se aos quartos, restaurante, bar, lobbyhealth club e spa e salas de reunião —, com vista a apresentar um design mais moderno e atractivo e a melhorar as condições de conforto dos hóspedes. O exterior não sofreu qualquer tipo de obras ou alterações e compreende-se porquê. Passados dez anos da sua abertura, o Meliá Ria Hotel & Spa continua a exibir uma arquitectura moderna e inovadora, em forma de cubo. Outra das notas dominantes do edifício prende-se com a entrada de luz natural a partir do tecto e até ao rés-do-chão, garantindo a luminosidade mais do que merecida da pintura gigante que se encontra estampada numa das paredes — um barco moliceiro, que navega com as velas enfunadas —, bem como para a entrada e acesso aos quartos — são 128, no total (incluindo duas suítes júnior, dois quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada e quartos comunicantes). 

No interior das habitações, a aposta passou por uma decoração simples e moderna, com alguns apontamentos alusivos a motivos regionais — imagens de palheiros, salinas ou moliceiros, discretamente apresentadas, por exemplo, nos tapetes. Alguns quartos têm vista directa para o lago, outros para o fantástico edifício da antiga Fábrica Jerónimo Campos — um exemplar da arquitectura industrial em tijolo, de inícios do século XX, transformado em Centro Cultural e de Congressos — e alguns estão virados a poente, mas há algo em comum entre eles: a generosidade de espaço. 

Uma característica que salta à vista, também, no bar e no restaurante do Meliá Ria Hotel & Spa, localizados de frente para o lago da Fonte Nova, convidando a uma bebida ou uma refeição mais demoradas. No Restaurante do Lago, com capacidade para 120 pessoas, irá encontrar uma ementa que inclui vários pratos de cozinha portuguesa e pratos internacionais, de forma a satisfazer os mais diversos gostos, sendo também de destacar o menu “cozinha saudável”, dedicado àqueles que necessitam de uma alimentação diferente — com opções vegetarianas, sem açúcar, isentas de glúten ou de lactose. Atendendo a que a nossa estadia coincidiu com a festa dos santos populares, esquecemos as dietas por um dia e rendemo-nos às tradições que o hotel fez questão de não esquecer — à boa maneira portuguesa, não faltaram sardinhas e fêveras assadas. 

Os pequenos-almoços também são servidos no Restaurante do Lago, com um buffet variado, onde não falta fruta fresca, iogurtes, cereais, ovos, sumos, compotas, pastelaria e — aquilo que mais nos agradou — diversas opções de pães (de farinha de trigo, integrais, com sementes, regionais, etc.). 

Palavra de ordem: relaxar

Estando o hotel inserido numa das áreas de lazer de excelência da cidade de Aveiro — o Parque da Fonte Nova, que conta com área relvada, campo de basquetebol e vias cicláveis e pedonais — o mais provável é que, nos dias mais amenos, não resista à tentação de sair para fora de portas, aproveitando para passear ao longo do canal do Cojo e do lago propriamente dito — se seguir ao longo do canal, em poucos minutos alcançará algumas das principais atracções da cidade. E com uma certeza: quando regressar ao hotel vai encontrar várias opções para poder retemperar forças, começando, desde logo, pela piscina interior ou pelo jacuzzi, onde, mais uma vez, poderá apreciar as vistas do lago. 

Se a opção passar por uma massagem ou um tratamento, no El Spa encontrará uma grande variedade de serviços. A Fugas experimentou uma massagem de relaxamento localizada, mas as possibilidades de escolha vão desde a massagem com pedras quentes, passando pela drenagem linfática manual, até à vacuoterapia. O espaço, que também foi incluído na reformulação recentemente realizada, dispõe de cinco salas para tratamentos e aposta forte num “conceito sensorial”, despertando sensações através de aromas — o “El Spa” conta mesmo com um aroma próprio, disponível para venda, e bem agradável. E destaque ainda para os tratamentos de assinatura, mais concretamente as massagens “Despertar dos sentidos”, “Cupido” (para dois), “Aromática zen”, entre outras opções. No final, aproveite para descontrair e saborear um chá na “sala relax”, que o transporta para uma paisagem natural pintada de verde e de quedas de água — este espaço foi uma das novidades introduzidas pela remodelação do hotel, que decorreu entre Janeiro e finais de Maio. 

No spa, os hóspedes têm ainda à sua disposição sauna, banho turco e um ginásio, equipado com vários aparelhos de fitness. Em virtude de o health club e o spa estarem abertos ao público em geral, poderá optar por inscrever-se numa das várias aulas disponíveis — hidroginástica, pilates, spin bike, jump fit, entre outras —, caso as classes em questão ainda disponham de vagas. 

Para os que procuram um espaço com capacidade para acolher eventos e festas, este hotel de quatro estrelas deve ser também uma unidade a ter em consideração. O Meliá Ria Hotel & Spa dispõe de um total de dez salas de reunião, todas elas com luz natural e três delas adaptáveis para criar uma só sala de maiores dimensões. E há também uma nota que importa referenciar caso esteja à procura de um local para eventos. Como o hotel está plantado em pleno lago e dispõe de cais próprio de atracação, pode desafiar os seus convidados a chegar ao evento de moliceiro ou num outro barco de recreio. 

O que fazer

São muitas as propostas para momentos de lazer na cidade de Aveiro. Desde os passeios de moliceiro até uma visita às salinas. Não deixe de visitar o recém-inaugurado Centro de Interpretação Ambiental, situado junto às marinhas de sal, e onde poderá apreciar uma exposição dedicada aos Habitats da Ria de Aveiro. 

Onde comer

A Tasca do Confrade
Rua dos Marnotos, 34
3800-220 Aveiro
Especialidade: pratos de peixe e cozinha tradicional portuguesa
Telefone: 234 386 381

A Fugas ficou alojada a convite do Meliá Ria Hotel & Spa

Nome
Meliá Ria Hotel & Spa
Local
Aveiro, Glória, Cais da Fonte Nova, Lote 5
Telefone
234 401 000
Website
www.meliaria.com
--%>