Fugas - motores

  • Rui Soares
  • Rui Soares

Continuação: página 2 de 3

Lancia Ypsilon propõe originalidade mais prática e funcional

À frente, os bancos são cómodos e condutor e pendura estão à vontade. Atrás, o acesso é algo difícil devido ao recorte das portas e os mais altos batem com a cabeça no tecto. Duas pessoas sentam-se bem, mas a terceira fica algo apertada. Nota-se a falta de espaços no habitáculo para arrumar pequenos objectos, em especial à frente.

A mala tem 245 litros de capacidade, sendo possível aumentar este volume através do rebatimento dos bancos. Nota positiva para o facto de haver uma roda sobressalente de emergência sob o fundo da bagageira, em vez do famigerado kit "antifuros", agora infelizmente na moda. Outro pormenor a destacar é o Smart fuel system, um dispositivo que impede o enchimento involuntário do depósito com combustível errado.

Em termos de segurança passiva, ainda não há resultados publicados de testes efectuados pelo consórcio Euro NCAP a este novo Lancia Ypsilon.

Barómetro

+ Consumos e desempenho do motor, carroçaria de 5 portas

- Acesso aos lugares traseiros, limitados em altura; poucos compartimentos para objectos à frente; funcionamento do Start&Stop

Mais Stop do que Start
Hoje em dia, a grande maioria dos sistemas Start&Stop, de paragem e arranque automático do motor (em semáforos ou no pára-arranca do trânsito urbano), funcionam sem falhas e de modo simples. Só que o Start&Stop do Lancia Ypsilon faz lembrar os primeiros dispositivos do género: por vezes, em andamento, se se trava e se solta a embraiagem sem meter de imediato mudança (deslizar em ponto morto), o motor deixa de funcionar. Outras vezes, ao tentar arrancar num semáforo, se se pisa a embraiagem e se solta o travão, o motor não começa a funcionar e há que repetir a operação (arriscando a uma sinfonia de buzinas). Ainda outras vezes, em especial quando se iniciou a marcha há pouco tempo, quando se imobiliza o carro, o motor continua a funcionar.

Prático, mas podia ser mais...
Um painel de instrumentos simples, de fácil leitura, elegante, e que, para evitar que o sol directo dificulte a leitura, até vem dotado de uma prática pala. Está localizado ao centro do tablier. Não há dúvida que isso contribui para a elegância das linhas. No entanto, o condutor, para o consultar, tem de olhar de lado e desviar ligeiramente a vista da estrada. Se ele estivesse colocado atrás do volante, embora o visual ficasse a perder, tal seria compensado pelos ganhos em termos de segurança.

O lado prático das cinco portas
A solução é mais do que comum em vários veículos de outras marcas. No entanto, é uma estreia no Lancia Ypsilon, que sempre se caracterizou por ter apenas 3 portas, sendo a primeira vez que se apresenta na configuração de 5 portas. Os puxadores das portas traseiras situam-se na parte superior do pilar C (em plástico negro, como a moldura dos vidros) e estas quase não se distinguem na carroçaria, pelo que o Ypsilon tem o aspecto mais dinâmico de um 3 portas, combinado com o lado prático e o melhor acesso de um 5 portas, apesar de a configuração das portas traseiras obrigar a algum contorcionismo.

--%>