Onde se põe a carteira e o telemóvel?
Será que os construtores de automóveis se esqueceram de que as pessoas continuam a usar carteira e telemóvel e de que condutor e passageiro dianteiro (em especial quem conduz...) precisam de um espaço aberto à frente, de fácil acesso, para colocar esses objectos e não só? Mais uma vez, neste caso, a funcionalidade e comodidade foram sacrificadas à estética...Há modas que são incompreensíveis e quem desenha os interiores dos automóveis esquece-se, por vezes, que a funcionalidade deve ser o aspecto mais importante quando se projecta um carro.
Equipamento
Segurança
ABS com assistência à travagem de urgência: Sim
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Não
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Aviso de colocação dos cintos de segurança: Sim
Fixações Isofix: Sim
Controlo electrónico de estabilidade (ESP): Opção (250€)
Assistência ao arranque em subida: Opção (incluída no ESP)
Sensor de controlo da pressão dos pneus: Não
Travão de estacionamento eléctrico: Não
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Vidros escurecidos: Opção (100€)
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Retrovisores rebatíveis electricamente: Não
Ar condicionado: Sim (opção, climatizador duplo, 400€)
Abertura do depósito no interior: Não
Abertura da mala no interior: Não
Fixações Isofix: Sim
Jantes em liga leve: Sim, de 15""
Rádio/CD: Sim
Comandos áudio no volante: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Não
Botão de ignição Start/Stop: Não
Função Start/Stop: Sim
Computador de bordo: Sim
Alarme: Não
Tecto de abrir eléctrico: Opção (900€)
Navegação por GPS: Não
Regulador/limitador de velocidade: Opção (pack Techno, 550€)
Sensor de chuva: Opção (incluída no Pack Techno)
Sensor de luminosidade: Opção (incluída no Pack Techno)
Sensores de estacionamento traseiro: Sim
Sistema de estacionamento automático: Opção (Magic Parking, que inclui o ESP, 650€)
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Luzes de dia: Sim
Faróis de xénon: Não
Ficha Técnica
Mecânica
Cilindrada: 1248cc
Potência: 95cv às 4000 rpm
Binário: 200 Nm às 1500 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 4 por cilindro
Combustível: Gasóleo
Alimentação: Injecção de gasóleo por conduta comum; turbo de geometria variável; intercooler
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual, de 5 velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, com molas helicoidais, braços oscilantes inferiores transversais ligados a travessa auxiliar, à frente; eixo de torção, com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira, com assistência eléctrica Dualdrive
Diâmetro de viragem: 9,44m
Travões: Discos ventilados, à frente (257 mm) e tambores atrás (203 mm)
Dimensões
Comprimento: 3842 mm
Largura: 1676 mm
Altura: 1518 mm
Peso: 1050 kg
Pneus: 185/55 R15 (roda sobressalente S135/80 R14)
Capac. depósito: 40 litros
Capac. mala: 245 litros
Prestações*
Velocidade máxima: 183 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 11,4s
Consumo misto: 3,8 litros/100 km
Emissões de CO2: 99 g/km
* Dados do construtor
Preço: 8.300€