Fugas - motores

  • Rui Soares
  • Rui Soares

Lancia Ypsilon propõe originalidade mais prática e funcional

Por João Palma e Fotografia de Rui Soares

É um carro considerado por muitos como mais vocacionado para um público feminino, mas João Palma conclui que o Lancia Ypsilon, pelo design, economia e performance, serve na perfeição aos dois sexos.
Apresentada no salão de Genebra, em Março último, a quarta geração do Lancia Ypsilon já leva mais de três meses de carreira no mercado português. A nota mais marcante deste novo modelo do segmento B da Lancia é o facto de ter 5 portas, embora com uma estética que mantém o visual compacto e elegante de um 3 portas, mas com ganhos em funcionalidade, apesar de o acesso aos lugares traseiros, algo limitados em altura, implicar um certo contorcionismo. O veículo disponibilizado à Fugas trazia o motor 1.3 Multijet de 95cv, a gasóleo, e tem um preço-base de 18.300€.

O Lancia Ypsilon - que pela primeira vez tem uma carroçaria de 5 portas em vez da de 3, que era a imagem de marca deste citadino -, no que se refere aos modelos do segmento B do grupo Fiat, situa-se num patamar intermédio entre o Fiat Punto Evo e o 500. Isto é, em termos de equipamento e design, posiciona-se entre um veículo tipicamente utilitário e um modelo com uma orientação mais Premium.

A unidade que a Fugas conduziu tinha o nível de equipamento Gold (há um nível acima, Platinum). Como oferta de lançamento, trazia o Pack Dolce Vita (jantes em liga leve de 15 polegadas, faróis de nevoeiro e sensores de estacionamento traseiros), no valor de 550€, a pintura metalizada (450€) e a nova versão do sistema de info-entretenimento Blue&Me (400€), não dispondo de qualquer outro equipamento opcional. Da lista de opções disponíveis (climatizador, tecto de abrir, vidros escurecidos, sistema de parqueamento semi-automático, cruise control, etc.), há uma que se recomenda, não só pela segurança acrescida, como pelo preço (250€) - o Programa Electrónico de Estabilidade (ESP), associado ao auxílio ao arranque em subida. No entanto, é de lamentar que, num carro com a tal orientação Premium, o ESP não seja de série, como se verifica em vários dos seus concorrentes.

O motor a gasóleo de 1248cc, com 95cv, associado a uma caixa manual de 5 velocidades e dotado de um sistema Start&Stop, revelou-se económico: num percurso misto auto-estrada/cidade, com alguns engarrafamentos, a média apurada foi de 5,1 l/100 km. A resposta ao acelerador agradou, tanto nas recuperações como nas ultrapassagens, e não se notou grande perda de potência, mesmo em subidas mais íngremes, pelo que não requereu muito trabalho de caixa. O único senão foi o funcionamento do sistema Start&Stop (ver caixa Mais Stop do que Start). Para a economia também contribuem um indicador de passagem de caixa (Gear Shift Indicator) e os pneus EfficientGrip da Goodyear de baixa resistência ao rolamento.

No exterior, o Ypsilon é um carro de linhas elegantes, na boa tradição italiana, com visual compacto. O interior, sóbrio e distinto, destaca-se pela simplicidade e facilidade de leitura da instrumentação, embora o seu posicionamento central seja melhor em termos de estética do que de funcionalidade. Os materiais utilizados, mormente no tablier, são macios e agradáveis ao tacto e os acabamentos, à primeira vista, parecem ser de qualidade (poucos ruídos em piso empedrado).

--%>