Fugas - motores

  • Nuno Ferreira Santos
  • Nuno Ferreira Santos

Continuação: página 2 de 3

O melhor amigo do homem

Embora o nível de equipamento não impressione por aí além, a qualidade de construção não oferece reparos e o nível dos materiais merece elogios. Percebe-se que houve atenção e cuidado nos acabamentos (camadas de veludo a forrar o fundo dos espaços de arrumos, por exemplo), imaginação na procura de boas soluções ergonómicas, bom gosto no desenho. Lamentavelmente, há sempre algo que destoa e, neste caso, a nota negativa vai mesmo para alguns plásticos de qualidade duvidosa, como os da caixa para guardar os óculos, no tejadilho, junto ao retrovisor central.

Quem se senta ao volante, numa excelente posição, depressa se esquece disto tudo. A condução é a de uma berlina de bom nível, melhorada pela visibilidade extra proporcionada pela altura do habitáculo. Mexe-se bem no trânsito, mesmo em espaços mais apertados. Para nos aventurarmos fora do asfalto, a Volkswagen já oferece versões com características especiais. Ou seja, o Tiguan é agora, claramente, um carro de estrada. E é nela que sente em casa.


Barómetro

+ Facilidade de utilização, qualidade geral, consumos, visual sóbrio, suspensão, direcção, bagageira

- Lugares traseiros, alguns materiais interiores, falta de ambições fora de estrada, muitos extras pagos à parte

 

Melhorável
Não é dramático, mas uma conjugação de pequenas limitações condiciona a avaliação final dos lugares traseiros. São limitados em largura para três pessoas, o que não é propriamente novidade. Têm um lugar central desconfortável e menos cuidado, outro lugar-comum. Sente-se a falta de algum apoio lateral. Como as portas não abrem a 90 graus, o acesso não é brilhante (entrar é fácil, sair é que é pior). Ou seja, esperava-se melhor.


Perfeito

Não restam dúvidas de que este é o melhor sítio para nos sentarmos no Tiguan. Neste carro o condutor é tratado com a deferência reservada às visitas sem que jamais sinta que está fora de casa. A direcção é muito boa, comunicativa e muito precisa. O volante tem as dimensões certas e acusa bom toque. Com a colaboração de uma mecânica bastante equilibrada, conduzir é um prazer. Sem emoções fortes, mas com extrema qualidade.


Esmero

A diferença de preço de um VW para a concorrência, nomeadamente a asiática, não se pode explicar apenas por estes detalhes, mas eles são muito importantes para criar a atmosfera de nível superior que se vive a bordo do Tiguan. Todos os espaços para arrumos têm o fundo forrado a veludo, o que evita riscos e ruídos quando o veículo está em andamento. Mas é muito mais do que isso. Estes são detalhes que vão para lá do pragmatismo. Aqui há sedução.

FICHA TÉCNICA

Mecânica
Cilindrada: 1968cc
Potência: 110cv entre as 2750 e as 4200 rpm
Binário: 280 Nm entre as 1750 e as 2750 rpm
Cilindros: 4 em linha
Válvulas: 16
Alimentação: turbodiesel de injecção directa por conduta comum
Tracção: Dianteira
Caixa: Manual de seis velocidades
Suspensão: Tipo McPherson, à frente; triângulos sobrepostos, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira com assistência eléctrica
Diâmetro de viragem: 12 metros (entre paredes)
Travões: Discos ventilados à frente, discos atrás

--%>