Eleito Carro do Ano Internacional 2012
A candidatura conjunta do Opel Ampera/Chevrolet Volt venceu recentemente o título de Carro do Ano internacional 2012. O júri voltou a demonstrar apreço por soluções eléctricas, depois de, em 2011, ter escolhido o Nissan Leaf (um eléctrico puro que, ao contrário da dupla vencedora em 2012, não dispõe de extensor de economia). Com um total de 330 pontos, a candidatura dos dois gémeos da General Motors ficou claramente à frente da concorrência que atingiu a final. O Volkswagen Up!, segundo classificado, reuniu 281 pontos. Seguiram-se Ford Focus (256), Range Rover Evoque (186), Fiat Panda (156), Citroën DS5 (144) e Toyota Yaris (122).
FICHA TÉCNICA
Mecânica
Unidade de tracção
Motor eléctrico de 150cv (tracção)
Motor eléctrico de 75cv (gerador e auxiliar de tracção)
Potência total: 150cv
Binário total: 370 Nm
Bateria de iões de lítio: 288 células, 16 kWh
Autonomia: 40-80 km
Tempo de carga da bateria: 4 a 6 horas (10A a 16A)
Custo de recarregamento: 0,70€ a 1,2€
Extensor de autonomia
Motor de combustão: 1398cc, 4 cil., 16V, gasolina
Potência: 86cv às 4800 rpm
Alimentação: Injecção indirecta de gasolina
Cap. do depósito: 35 litros
Autonomia total: mais de 500 km
Tracção: Dianteira
Caixa: Automática de variação contínua
Suspensão: Independente tipo McPherson, com molas helicoidais, à frente; eixo de torção, com molas helicoidais, atrás
Direcção: Pinhão e cremalheira; eléctrica assistida
Travões: Discos ventilados de 300 mm à frente e 292 mm atrás
Dimensões
Comprimento: 4498 mm
Largura: 2126 mm
Altura: 1439 mm
Peso: 1732 kg
Pneus: 215/60 R17 (kit de reparação de pneus)
Capac. mala: 310 litros (1005 litros com bancos traseiros rebatidos)
Prestações*
Velocidade máxima: 161 km/h
Aceleração 0 a 100 km/h: 9,0s
Consumo misto: 1,2 l/100 km (nos primeiros 100 km)
Emissões de CO2: 27 g/km
Preço
44.500€ (viatura ensaiada, 47.050€)
* Dados do construtor
EQUIPAMENTO
Segurança
ABS: Sim, com distribuição electrónica de travagem
Airbags dianteiros: Sim
Airbags laterais: Sim, à frente
Airbags de cortina: Sim
Airbag de joelhos para o condutor: Não
Controlo de tracção: Sim
Programa electrónico de estabilidade (ESP): Sim
Sistema de fixação Isofix para cadeiras de crianças atrás: Sim
Vida a bordo
Vidros eléctricos: Sim
Retrovisores com regulação eléctrica: Sim
Vidros escurecidos: Sim
Fecho central: Sim
Comando à distância: Sim
Travão de estacionamento automático: Sim
Auxílio ao arranque em subida: Sim
Ar condicionado automático bizona: Sim
Abertura interior do depósito e tomada de alimentação: Não
Abertura da mala do interior: Sim, com o comando à distância
Bancos do condutor ajustável em altura: Sim
Jantes de liga leve: Sim
Rádio CD com MP3: Sim, com visor a cores
Porta USB: Sim
Conexão Bluetooth: Sim
Sistema de Navegação: Opção (1850€)
Comandos no volante em pele: Sim
Volante regulável em altura: Sim
Volante regulável em profundidade: Sim
Computador de bordo: Sim, com visor a cores
Alarme: Opção (350€)
Bancos eléctricos: Não
Bancos dianteiros aquecidos: Sim
Estofos em pele: Sim
Tecto panorâmico: Não
Regulador de velocidade: Sim
Sensores de chuva e luminosidade: Sim
Sensores de estacionamento com câmara: Opção (700€)
Indicador da pressão dos pneus: Não
Faróis de nevoeiro dianteiros: Sim
Faróis bixénon: Não