Fugas - notícias

  • Manuel Roberto
  • Manuel Roberto

Grande Rota do Zêzere desagua no Verão

Por Carla B. Ribeiro

Da nascente à foz. A andar, a pedalar, a navegar. No próximo Verão, o Zêzere será uma grande rota.

A pé, de bicicleta, de canoa. A Grande Rota do Zêzere, que percorre todo o caudal desde a nascente, próximo de Manteigas, até à foz, em Constância, já passou a fase de discussão, estando actualmente a ser executada, com a marcação e delimitação de caminhos em vários concelhos, tais como Pampilhosa da Serra, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Sertã e Oleiros.

Tudo para que no Verão já esteja sinalizada, com serviços instalados e pronta a descobrir, avançou o coordenador da rede de Aldeias do Xisto, Rui Simão, em declarações à Lusa. "Até final do primeiro semestre, tudo faremos para que a rota esteja já disponível para que daí até final do ano haja outras condições de actuação sobre a mesma."

O consórcio para implementação da Grande Rota do Zêzere, inserida na Estratégia de Eficiência Colectiva PROVERE das Aldeias do Xisto, foi estabelecido em 2010 por dez dos 14 municípios envolvidos: Figueiró dos Vinhos, Abrantes, Constância, Ferreira do Zêzere, Oleiros, Pampilhosa da Serra, Pedrógão Grande, Sertã, Vila de Rei e Guarda. A estes, juntar-se-iam depois, Covilhã, Fundão, Castanheira de Pêra e Manteigas.

A ideia é que cada um possa escolher a forma de deslocar-se, ao longo de traçados que percorrem 358,5km, com o ponto mais alto a 1454 metros (serra da Lousã) e o ponto mais baixo a 21 metros, podendo inclusive associar as diferentes maneiras: "Haverá estações intermodais onde será possível mudar de modo de deslocação", explicou Rui Simão.

Assim, poder-se-á descer o rio em canoa e, a cada albufeira ou barragem, percorrer trilhos a pé ou de bicicleta. O projecto prevê ainda que "se possa ancorar [nele] um conjunto de serviços, actividades e atracções territoriais".

O orçamento para a concretização da Grande Rota do Zêzere está estimado em mais de um milhão de euros, incluindo ainda em 2013 o lançamento de um novo portal na Internet e de uma aplicação para dispositivos móveis. 

--%>