Durante o almoço, Lettie confessou a Frank Paredes a sua frustração por não ter encontrado o Barca Velha. Mas a resposta do luso-americano decepcionou-a ainda mais: "[o preço do Barca Velha] É exagerado. Nenhum vinho português vale esse dinheiro", disse-lhe ele. "Este era o sentimento que eu não imaginaria num australiano - e certamente num francês - que se referisse ao vinho mais famoso do seu país", confessa a jornalista.
Sem respostas para a dúvida sobre se seria apenas uma questão de baixa auto-estima ou se estaria na presença do mais realista dos portugueses sobre o valor dos vinhos de Portugal no mundo, Lettie Teague faz depois algumas considerações sobre alguns dos vários vinhos portugueses que comprou em Newark e em Nova Iorque a bom preço. E desses diz que pelo menos 10 vinhos a fariam feliz se os bebesse novamente.
A jornalista termina o artigo a realçar o rigor e a atenção com o detalhe que encontrou em todos os rótulos, sugerindo aos produtores nacionais, com ironia, que passem a incluir também um mapa que "ilustre o lugar de Portugal no mundo".