Fugas - vinhos

Nelson Garrido

Continuação: página 2 de 2

A montra ideal

Infelizmente, a maioria dos produtores nacionais esforça-se por seduzir os principais mercados através do preço, oferecendo os seus vinhos a preços muito inferiores aos praticados em casa, numa prática quase desesperada por alcançar sugestivas quotas de mercado, permanecendo num gueto limitado onde só o preço conta. e de onde será quase impossível fugir para construir uma reputação e imagem de marca.

São poucos, muito poucos, os produtores nacionais que se preocupam e esforçam por fazer chegar os seus vinhos aos fazedores de opinião mais respeitados, procurando incluir os seus vinhos nas cartas dos principais restaurantes internacionais, junto dos restaurantes, chefes e sommeliers mais influentes de cada país. Existem poucos veículos de comunicação mais valorizantes e produtivos que ter o vinho catalogado e trabalhado em restaurantes de referência, servidos e rodados como recomendação em menus de degustação, oferecidos em restaurantes estrelados e internacionalmente identificados como padrão supremo da excelência, capazes de seduzir os clientes mais exigentes, potenciais fazedores de opinião.

Posicionar-se pelo topo, ganhando espaço na restauração erudita, será, provavelmente, a estratégia mais eficaz na promoção da imagem de marca do produtor e do país. Por isso devemos regozijar-nos, enquanto país, com o investimento do maior produtor de vinhos nacional, a Sogrape, no mercado da restauração letrada holandesa e belga, através dos vinhos da Quinta dos Carvalhais e da Ferreirinha, conquistando espaço nos menus de degustação de alguns restaurantes de duas e três estrelas Michelin nos dois países. incluindo nomes tão famosos como o Oud Sluis, recentemente reconhecido como o décimo nono melhor restaurante do mundo! Uma estratégia bem pensada que, por uma vez, afirma o nome dos vinhos portugueses entre a verdadeira elite do mundo, mostrando a sua faceta de bons companheiros da mesa, de mão dada com os pratos da melhor gastronomia europeia. Que muitos outros produtores abracem o mesmo caminho de afirmação!

--%>