Fugas - vinhos

Fernando Veludo/NFactos

A Essência do Vinho prova-se no Porto

Por Rui Falcão

A Essência do Vinho está de volta: decorre de quinta a domingo no Palácio da Bolsa do Porto. Há degustações de vinhos, provas temáticas, harmonizações vinho/gastronomia e muito mais.

Tal como tem acontecido ao longo dos últimos oito anos, tempo durante o qual a festa da Essência do Vinho se transformou num dos dois momentos mais altos do ano da celebração do vinho, a festa vai ter lugar num dos locais mais nobres do Porto, no Palácio da Bolsa, salão privilegiado para proporcionar uma imagem de nobreza e dignidade ao vinho.

Para os interessados pelo universo do vinho, de iniciados a entusiastas diplomados, a Essência do Vinho é um evento a não perder sob qualquer pretexto. Reunidos sob o mesmo tecto, cara a cara com os visitantes, irão estar presentes 350 produtores de todas as regiões do país, das mais badaladas às menos conhecidas, reunindo o que de melhor se faz em Portugal. Durante quatro dias, vai ter à sua disposição o número impressionante de 3000 vinhos para prova, com a segurança e certeza de ter sempre por perto o enólogo e ou o produtor para lhe explicar e comentar cada detalhe dos seus vinhos, para lhe explicar as condicionantes e especificidades de cada colheita, para falar sobre cada rótulo, descrevendo o estilo de cada um dos seus vinhos.

Como sempre, e para além da visita obrigatória que irá certamente querer cumprir aos seus produtores e regiões favoritos, aos que já conhece e admira e aos vinhos troféu que todos ambicionamos provar, aproveite a oportunidade para prestar uma visita aos produtores que ainda não experimentou, às regiões com que tem menos contacto, aos estilos que lhe são menos familiares. A Essência do Vinho é uma ocasião perfeita para alargar horizontes, para conhecer e se familiarizar com novas realidades, aproveitando a presença de tantos produtores juntos, tantos estilos e tantas regiões para assimilar a diversidade de estilos que existe em Portugal.

Ao longo de quatro dias, terá espaço de sobra para aventurar-se para além da sua zona de conforto, procurando vinhos que se distanciem do óbvio, dividindo-se entre os vinhos brancos, rosados, tintos, espumantes, colheitas tardias... e os incríveis vinhos generosos portugueses, os grandes vinhos da Madeira, Moscatel e Vinho do Porto que irão estar presentes na Essência do Vinho. Não caia no desacerto de reservar os vinhos generosos para o final do dia, numa tentativa de não prejudicar a prova dos vinhos brancos e tintos. Após uma longa maratona de provas, o seu espírito e palato vão estar cansados, exaustos de tantos vinhos, incapazes de apreciar a riqueza e complexidade destes três grandes vinhos generosos.

Motivos mais do que suficientes para uma deslocação expressa ao Palácio da Bolsa nesta nona edição da Essência do Vinho. Mas para os grandes entusiastas são as provas paralelas que determinam os momentos mais altos da Essência do Vinho. E as provas acompanhadas de grandes vinhos são efectivamente um dos momentos mais ilustres da Essência do Vinho, com provas para todos os gostos e feitios, de vinhos mais jovens a vinhos de idade já respeitável, de provas verticais a provas de uma só região, de provas dos vinhos de um enólogo a provas de vinhos estrangeiros, para além de um conjunto alargado de harmonizações, workshops, jantares temáticos, conversas sobre o vinho e viagens acompanhadas e comentadas entre stands.

As provas comentadas dividem-se entre a classificação premium e super premium, qualquer uma delas sujeita a inscrição prévia, as primeiras sob um custo de 15€, as segundas sob um custo de 50€. A quinta-feira de arranque, dia 16, começa logo com duas provas premium e mais duas provas super premium. As duas primeiras incidem sobre uma prova comentada sobre as castas portuguesas na Quinta de Monte d'Oiro e sobre os admiráveis vinhos velhos do Dão, duas provas que prometem surpresas bem interessantes. Nas provas super premium a temática irá decorrer entre os dez vinhos mais exóticos de Portugal, vinhos que fogem aos estereótipos e que rompem com as regras estabelecidas, seguidos por uma prova vertical dos sublimes Moscatéis da Bacalhôa, prova conduzida por Filipa Tomáz da Costa, responsável pelos fantásticos vinhos em prova.

Na sexta-feira, dia 17, voltam a ser duas as provas super premium a marcar o dia, a primeira integralmente dedicada aos vinhos ícones do Douro, às estrelas maiores do Douro, seguida por uma surpreendente e deslumbrante viagem pelos Periquita, numa prova vertical conduzida por Domingos Soares Franco que promete sobressaltar pela inesperada longevidade e carácter dos Periquita, alguns deles com duas e três décadas de vida. Merece igualmente destaque a prova comentada de Rui Reguinga sobre os seus 20 anos de enologia, durante a qual irá demonstrar de forma eloquente o seu percurso profissional.

No sábado, dia 18, o dia estará marcado por três provas comentadas e uma prova premium, esta última a proporcionar um contacto directo com os champanhes H. Blin, intitulados como o champanhe democrático. As provas comentadas começarão com uma apresentação dos vinhos da Quinta de Lemos, do Dão, seguidas por uma prova comentada de Vinho do Porto com os chocolates Imperial, numa prova conduzida por Bento de Amaral, presidente da Câmara de Provadores do Vinho do Porto e referência nacional na área. Por fim, uma prova comentada sobre os vinhos alentejanos de Susana Esteban, conduzida pela própria, onde a enóloga terá oportunidade de apresentar os vinhos mais recentes dos seus produtores.

No domingo, último dia da Essência do Vinho, o dia começa com a última prova super premium, devotada por inteiro aos vinhos estrangeiros, num testemunho directo da diversidade de estilos e castas que enriquecem o vinho, apresentando vinhos de diferentes castas, terroirs e estilos. Para terminar em beleza, chegamos à última prova comentada do evento, sobre os Porto Colheita da Dalva, numa viagem comentada por um dos estilos mais interessantes do Vinho do Porto.

Essência do Vinho

--%>