Fugas - vinhos

Continuação: página 2 de 2

Um vinho de que só se pode gostar e outro absolutamente único

Para uma noite de novidades anunciadas, os responsáveis da Companhia das Quintas quiseram deixar também uma surpresa. Um varietal de Sercial com estágio prolongado em madeira - a casta, também designada por Esgana Cão, que só existe em Bucelas (de onde terá sido levada para a Madeira), e que à acidez associa ainda uma estrutura invulgar. Um branco taninoso e que, por isso, teve que ser tratado como um tinto. Estagiou sobre borras 18 meses em barricas novas e teve um segundo ano de carvalho francês (da Borgonha).

Um branco claramente mais centrado nas especiarias e minerais do que na fruta, que começou como um ensaio de Nuno do Ó para fermentação em Madeira, que, entusiasmado com o resultado, decidiu pelo engarrafamento. Vai chamar-se Uniquo (ainda não tem rótulo) e não deverá haver mais do que 800 garrafas.

Em jornada de novidades, diga-se ainda que o estrelado chef do Yeatman, Ricardo Costa, não quis deixar de colaborar. Para um vinho raro, apresentou também um prato de rascasso, um peixe igualmente único e de preparação soberba com um sauté de caldo de cebola, tapioca e chutney de beringela. É por coisas deste tipo que bem se diz que, mesmo entre bons cozinheiros, uns são melhores que outros.

--%>