Vinhos
- 76
- /
- 98
-
Aproveite o vinho para viajar e provar
O enoturismo representa um tipo de turismo que está ao alcance de todos e que poderá servir de pretexto para excelentes momentos de lazer, de tranquilidade e serenidade. Uma oportunidade para descobrir gentes, arquitectura, gastronomia e paisagens impressionantes. Mesmo se o vinho não lhe diz nada.
-
Casamentos saborosos para os vinhos portugueses
O projecto Harmonias Comprovadas anda à procura dos vinhos mais indicados para 50 pratos tradicionais.
-
O tamanho importa
É para todos um dado adquirido e devidamente ratificado que as garrafas de vinho têm uma capacidade padronizada de 750 mililitros. Este é um facto mais do que evidente da cultura geral popular mas que, curiosamente, só ganhou estatuto de preceito na não muito distante década de setenta do século passado, graças a uma proposta legislativa da Comissão Europeia.
-
De que é que o Douro está à espera?
Nem sempre é fácil ou sequer possível manter uma distância terapêutica das virtudes, defeitos, vantagens e contrariedades do vinho nacional. Por estarmos tão próximos do dia-a-dia da realidade nacional, envolvidos no seu quotidiano, é difícil manter um afastamento razoável que nos permita reconhecer os pequenos e grandes tiques do vinho português, as nossas idiossincrasias, aquilo que verdadeiramente nos distingue dos restantes países produtores.
-
Depois do Douro levado ao limite, chegou a hora do Porto
Em 20 anos, Domingos Alves de Sousa e, mais tarde, o seu filho Tiago impuseram os Gaivosa, Abandonado ou Alves de Sousa Reserva na curta lista dos melhores do Douro. Chega a hora de regressar às origens. Os Porto vão deixar de ser um mero acessório da gama.
-
Sogrape aposta na Rioja e compra a espanhola Bodegas LAN
A Sogrape, o maior grupo de vinhos português, acaba de dar mais um importante passo na sua estratégia de internacionalização, com a compra da espanhola Bodegas LAN. É a primeira vez que uma empresa portuguesa compra uma importante empresa de vinhos em Espanha.
-
Opinião: Estamos num ano de seca, altura ideal para discutir a rega no Douro
David Guimaraens, enólogo da Fladgate Partnership, defende que "utilizar a rega da vinha, no Douro, é um erro e que a proibição actual de o fazer se deve manter", sublinhando, aliás, que "é pena que esta lei seja completamente ignorada".
-
Duorum, como uma águia passou de pesadelo a motivo de orgulho
Uma nova forma de encarar a cultura de vinha no Douro e uma nova quinta, mais amiga do ambiente. A Duorum colabora com o Instituto de Conservação da Natureza e Biodiversidade, garantindo as melhores práticas ambientais ou um plano de conservação do ameaçado chasco-preto, "o pássaro do vinho do Porto". Uma aprendizagem ecológica para a qual muito contribuiu uma certa águia.
-
Inovação e tradição, qualidade e preço
Qualidade e preço são dois dos predicados mais apetecidos no vinho, os atributos mais pretendidos por quem se dispõe a comprar uma garrafa de vinho. Maximizar a sensação de qualidade face a um preço que se apresente acessível e justo, um preço honesto e que corresponda de forma proporcional ao que é oferecido na garrafa é o que todos intimamente desejamos quando gastamos dinheiro a comprar uma garrafa de vinho.
-
O conto do vigário de Rudy Kurniawan
Jovem, misterioso. Rudy Kurniawan tinha tudo para convencer todos das suas capacidades para os vinhos. E da sua riqueza. Conseguiu-o durante muitos anos. Até, recentemente, o FBI provar que não passava de uma fraude. Uma história de vinhos e documentos falsos, milhões e milhões de dólares e muita gente de orgulho ferido...
- 76
- /
- 98