Fugas - Viagens

Praia do Barril

Praia do Barril Vasco Celio

Barril e Terra Estreita, praias de excelência num cordão de areia

Por Luís Maio

São duas magníficas praias, que se sucedem no mesmo cordão de areia recortado a sul de Tavira, separando o mar da Ria Formosa. Partilham a excelência, mas divergem em pequenos detalhes e por isso conhecem frequentações diferentes.

A praia do Barril é a mais popular, talvez porque o acesso é mais fácil e gratuito: basta seguir do aldeamento turístico de Pedras D"el Rei por uma estreita ponte pedonal - que abana imenso e fica quase submersa na maré cheia - e depois percorrer a pé 850 metros, ou em alternativa no Verão apanhar o delicioso míni-comboio, que as crianças adoram, mas avança tão devagar que os adultos chegam lá primeiro a caminhar.

No fim da linha à esquerda há um original cemitério de âncoras, testemunhando que o Barril já foi uma importante armação de pesca ao atum, bem como infra-estruturas turísticas que reciclam as antigas casas dos pescadores.

Na zona dos chapéus-de-sol é costume haver enchentes de Verão e é também aí que o mar se apresenta em geral mais ondulado, mas raramente agressivo.

Já a Terra Estreita é bem menos concorrida, porventura porque para lá chegar é preciso apanhar o barco no cais de Santa Luzia - um excelente passeio, aliás, que dá a ver o que a ria tem de melhor para oferecer (imensa avifauna, salinas gigantes, sapais labirínticos, vistas panorâmicas sobre o Sotavento algarvio).

Outra vantagem da Terra Estreita é que, mal se percorrem os cem metros da passadeira de madeira sobre o sapal, atinge-se um areal imenso, fracamente povoado e banhado por um mar de absoluta tranquilidade.

No ano passado, à saída da passadeira, havia um pequeno apoio de praia com excelente música e uma fantástica vibração balear.

Como ir

Tavira dista cerca de 320 kms de Lisboa (620 kms do Porto), distância que se pode cobrir conjugando a IP1 com a A22 em perto de três horas. Santa Luzia é uma vila piscatória localizada a poucos quilómetros da cidade de Tavira, estando ligada a Pedras D'el Rei por uma marginal que terá pouco mais dum quilómetro.

Praia da Ursa | Paraíso íntimo e quase secreto
{Grande Lisboa, a norte do Cabo da Roca}

Comporta/Carvalhal | Capela balnear do "beautiful people"
{Setúbal, ponta sul da Península de Tróia}

Amoreira | O melhor de dois mundos
{Aljezur, a norte da vila}

Porto Santo  | Grandeza e formosura
{Arquipélago da Madeira, no sul da Ilha de Porto Santo}

Corrubedo | Delícia mediterrânica transplantada
{Galiza, ocupa a faixa litoral e setentrional da Península de Barbanza}

Calblanque | Primitivo estado selvagem
{Múrcia, Parque Natural de Calblanque}

Los Muertos | paisagem semidesértica e quase lunar
{Andaluzia, ponta setentrional do Parque de Gata-Nijar}

Cuesta Maneli | Falésias argilosas de formas esculturais
{Huelva, Matalascañas}

La Gomera | Um dos mais idílicos destinos de praia da Europa "new age"
{Tenerife, ilha La Gomera}


+PRAIAS


Cinco praias, cinco paraísos: Ilhas Cíes, Miami Beach, Jericoacoara, Samaná, Ilhas Virgens Americanas


Cinco praias portuguesas de sonho (só para si): Castro de São Paio, Granja do Tedo, Garajau, Ferraria

--%>