Fugas - Viagens

Miguel Manso

Praia do Guincho

Por Luís Freitas Branco

A praia Grande do Guincho é uma das praias mais apreciadas e de maior afluência em Portugal, banhada por marés agitadas, de forte ondulação e colocada no sopé da serra de Sintra. O acesso é de autocarro ou de carro, seguindo a estrada do Guincho, onde paralelos ao complexo da Quinta da Marinha, acompanhamos a costa de Cascais.

MAIS Praias da Linha
De Lisboa a Cascais por praias bem alinhadas


Perto do acesso à praia estão alguns dos restaurantes mais exclusivos e famosos de Cascais, entre eles: as "Furnas do Guincho", "O Mestre Zé", "O Porto de Santa Maria", "Fortaleza do Guincho" e "O Monte Mar". A praia tem diversas opções de estacionamento nas suas imediações, apesar de nos seus dias de maior afluência ser bastante difícil estacionar o carro.

A praia do Guincho é um dos postos principais nacionais para a prática de desportos aquáticos, o surf, bodyboard, kitesurf e sobretudo o windsurf. Todos os anos ocorre o evento internacional do Windsurf Guincho. Em contrapartida, as fortes rajadas de vento norte dificultam por vezes a vida aos banhistas.

A praia com uma extensão aproximada de 1km, divide-se tradicionalmente em duas: a zona de entrada conhecida simplesmente por Guincho e a zona final da praia chamada Abano. A zona de entrada é de frequência mais jovem e desportista, sendo a zona do Abano para uma faixa etária um pouco superior e conhecida por albergar o "Bar do Guincho".

Praia do Abano
No final da Linha, a praia do Abano (0,1km), uma continuidade do Guincho e muito menos frequentada - tem uma pequena extensão de areal e difíceis acessos, além de forte ondulação e ventos forte. É vigiada/sinalizada e tem restaurante e bar. Para lá chegar, siga pela Estrada do Guincho N247, virar à esquerda após passagem da ponte ou estrada da Malveira da Serra, virar à direita antes da passagem da ponte. De autocarro, vá até ao Guincho e caminhe até à Ponta.

Localização: Cascais 

Extensão: 1 km

Como chegar
Apanhar na estação de autocarros de Cascais a viatura 405 ou 415. O melhor meio de transporte é o carro, seguindo toda a extensão da estrada do Guincho. Para os desportistas podem percorrer a pé ou de bicicleta a ciclovia desde o centro de Cascais até à praia do Guincho.

Onde Comer
Refeição completa: Furnas do Guincho, O Mestre Zé, o luxo da Fortaleza do Guincho e O Monte Mar.
Refeição leve: Bar do Guincho ou a esplanada O Muchaxo.
Não perca as bolas de Berlim da praia do Guincho.

Serviços
Escola de surf; escola de windsurf; estalagem O Muchaxo; aluguer de toldos; balneário.

Dica
Evitar ir nos dias de vento norte, que normalmente ganha força ao fim da tarde. Estacionamento pago nas duas divisões da praia. Maré muito forte e ondulação grande. Aconselha-se vigilância atenta. Ideal para qualquer adepto dos desportos aquáticos.

--%>