Depois de premiado nos EUA, Letónia ou Cannes, o filme promocional de Portugal intitulado "The Beauty of Simplicity" na sua versão internacional, foi premiado com grau ouro no Festival Internacional de Filmes de Turismo e Ecologia da Sérvia - SILAFEST 2012, na categoria de Melhor Filme de Turismo.
A curta-metragem promocional já tinha conquistado o Festival de Turismo de Riga (Tourfilm Riga), de onde saiu com uma medalha de ouro na categoria Filme Comercial (um primeiro lugar ex-aequo com um filme austríaco).
Nos EUA, no certame World's Best Television & Films, realizado em Nova Iorque, foi medalhado com prata na categoria de curta-metragem - uma das duas medalhas de prata atribuídas pelo júri.
No Festival Cannes Corporate Media & TV Awards 2012, "um dos mais importantes eventos de filmes corporativos em todo o mundo e o maior da Europa", foi também um dos quatro filmes premiados, entre 666 participantes a concurso, de 35 países. Falta só saber qual é o troféu (entre branco, ouro, prata ou preto); a decisão será conhecida a 18 de Outubro, em Cannes.
A produção pretende mostrar, informa o Turismo de Portugal, "um país que se distingue pela diversidade paisagística e monumental, pela cultura, pela modernidade e pelas inúmeras experiências que proporciona". É "usado nas mais diversas acções promocionais de Portugal, de feiras a eventos de turismo, a sessões oficiais de divulgação da marca Portugal, entre outros".
"A Beleza da Simplicidade" conta com música assinada por Nuno Maló, músico português radicado em Los Angeles com uma carreira internacional nas áreas da publicidade e cinema.
Está disponível para visualização e partilha online (YouTube) e nas mais diversas plataformas de divulgação do Turismo de Portugal (incluindo Visit Portugal, Descubra Portugal, Turismo de Portugal ou Facebook.
Mais: Turismo pede explicações sobre vídeo com panorâmica de Lisboa manipulada