Fugas - notícias

  • Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo)
    Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo) Ana Luísa Silva
  • Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo)
    Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo) Paulo Ricca
  • Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo)
    Casa de Chá da Boa Nova (foto de arquivo) Paulo Ricca
  • A Casa de Chá da Boa Nova fotografada em 2012
    A Casa de Chá da Boa Nova fotografada em 2012 Paulo Pimenta
  • A Casa de Chá da Boa Nova fotografada em 2012
    A Casa de Chá da Boa Nova fotografada em 2012 Paulo Pimenta
  • O chefe Rui Paula tem grandes ambições para o seu novo restaurante
    O chefe Rui Paula tem grandes ambições para o seu novo restaurante Adriano Miranda

Salva da ruína, a Casa de Chá da Boa Nova reabre como restaurante

Por Luís J. Santos

As obras neste monumento nacional assinado por Siza Vieira terminaram e a reinauguração é sexta-feira. A partir de terça-feira, abre ao público na Casa de Chá da Boa Nova, em Leça da Palmeira o novo restaurante do chefe Rui Paula. Ambição: estrela Michelin.

actualização: Casa de Chá da Boa Nova regressa às origens
(veja as primeiras imagens do restauro)

 

"Lista breve de coisas que podem ser vistas quando se visita um edifício classificado como Monumento Nacional: vidros partidos, vidros sujos, excrementos, telhas levantadas, caleiras roubadas e calcinhas de senhora". Uma "vergonha mundial", dizia a vereadora Alexandra Gavina. Era assim que no PÚBLICO se resumia, em 2012, uma visita à Casa de Chá da Boa Nova, edifício projectado pelo arquitecto Álvaro Siza na década de 1950 e monumento nacional. Localizada junto ao mar em Leça da Palmeira, vizinha de outro monumento nacional por Siza (a Piscina das Marés), a casa de chá chegou a um estado de ruína tal que abriu várias frentes de polémica (veja a fotogaleria no P3). 

Agora, o edificio foi "totalmente remodelado", conforme assegura a câmara de Matosinhos em nota enviada à imprensa. A obra de restauro e requalificação, segundo projecto do seu arquitecto original, prolongou-se por dez meses e terá custado mais de 440 mil euros.

Uma "intervenção profunda", resume a autarquia, que permitiu "actualizar equipamentos, impermeabilizar o imóvel e recuperar a cobertura, as madeiras interiores e exteriores, as caixilharias e o betão aparente". E até o mobiliário original, desenhado por Siza, foi "reproduzido de acordo com os desenhos da época e usando os materiais inicialmente previstos".

A marcar o regresso público do monumento, que será "reinaugurado" esta sexta-feira (18 de Julho), está o chef Rui Paula, a quem foi atribuída a concessão do espaço. Boa Nova é o seu novo restaurante (incluindo uma sala com serviço de bar) e vem juntar-se ao DOC, DOP e Recife (no Brasil) e será inaugurado na terça-feira à noite.

A ambição para o Boa Nova é grande. Não só Rui Paula pretende "dar corpo a um dos melhores restaurantes do país" como na altura de assinatura do contrato de concessão, o chef foi desafiado, conforme relatava o PÚBLICO, a procurar conseguir uma estrela Michelin. A missão passará por uma cozinha mais experimental que honrará o cenário marinho, apresentando uma ementa em que não faltarão peixes e mariscos.

Actualizado com novos dados sobre abertura de restaurante

--%>