Fugas - Viagens

easyJet abre as asas nos Açores em 2015

Por PÚBLICO

Companhia aérea low cost confirma início da rota Lisboa-Ponta Delgada para Março. Ryanair, entretanto, anunciou uma base aérea açoriana.

Ryanair anuncia base aérea nos AçoresRyanair já vende bilhetes para voos açorianos por menos de 30 euros

"Finalmente temos todas as garantias de que necessitávamos para podermos anunciar a abertura da rota Lisboa/Ponta Delgada, que vai ser facto real a partir de final de Março do próximo ano". O anúncio foi feito esta quinta-feira em São Miguel pelo director comercial da easyJet em Portugal, José Lopes.

Termina assim o "monopólio" TAP-SATA nas ligações entre Portugal continental e o arquipélago açoriano, uma alteração só possível graças ao novo modelo das ligações aéreas para as ilhas e que entra em vigor em Março. Um dos pontos fulcrais passa pelos custos das passagens: os residentes no arquipélago passarão a pagar um máximo de 134 euros e caso a companhia aérea cobre um valor superior serão reembolsados do excedente.

José Lopes, que falava aos jornalistas após uma reunião com o secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vitor Fraga, não quis adiantar que preços serão cobrados na nova rota, prometendo, porém, segundo adianta a Lusa, divulgar esses valores e outros detalhes da operação na próxima semana. O responsável garantiu ainda que a easy "não tem qualquer contrapartida" pela rota açoriana, referindo "é a concorrência que gera preços baixos".

A partir da Primavera, a empresa assegurará quatro voos semanais entre Lisboa e Ponta Delgada em Airbus 320 com capacidade para 180 passageiros. Mas, adiantou Lopes, é possível que a partir do Inverno do próximo ano a rota tenha direito a voo diário, estando também já a ser ponderadas ligações à Terceira e voos do Porto, além de outras potenciais rotas europeias.

Tanto a easyJet como outras companhias aéreas de voos de baixo custo têm manifestado ao longo dos anos o seu interesse em voarem para os Açores.

Até Michael O'Leary, CEO da Ryanair, nas duas vezes que esteve em Portugal nos últimos dois meses, voltou a insistir nesse ponto, sublinhando ser objectivo da companhia começar a voar para o arquipélago a partir do Verão de 2015 - caso as condições regulatórias e preços da ANA e custos de handling fossem competitivos. “As pessoas dos Açores têm sido mal servidas, com aviões pequenos e tarifas altas. Nós podemos oferecer melhor serviço, com aeronaves maiores e preços mais baixos”, disse O'Leary em Outubro, no Porto. (actualização: já após o anúncio da easyJet, a Ryanair anunciou a abertura de uma base aérea em Ponta Delgada).

Além da easyJet e Ryanair, é também conhecido o interesse da Transavia e da Binter Canárias.

Nos últimos anos, os Açores têm sido alvo de várias campanhas das companhias portuguesas que asseguravam atá agora as ligações em exclusividade. A mais recente promoção garantia voos de ida-e-volta do continente para o arquipélago, na SATA, desde 88 euros ida-e-volta.

 

--%>