Ryanair anuncia base aérea nos Açores | Ryanair já vende bilhetes para voos açorianos por menos de 30 euros
"Finalmente temos todas as garantias de que necessitávamos para podermos anunciar a abertura da rota Lisboa/Ponta Delgada, que vai ser facto real a partir de final de Março do próximo ano". O anúncio foi feito esta quinta-feira em São Miguel pelo director comercial da easyJet em Portugal, José Lopes.
Termina assim o "monopólio" TAP-SATA nas ligações entre Portugal continental e o arquipélago açoriano, uma alteração só possível graças ao novo modelo das ligações aéreas para as ilhas e que entra em vigor em Março. Um dos pontos fulcrais passa pelos custos das passagens: os residentes no arquipélago passarão a pagar um máximo de 134 euros e caso a companhia aérea cobre um valor superior serão reembolsados do excedente.
José Lopes, que falava aos jornalistas após uma reunião com o secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores, Vitor Fraga, não quis adiantar que preços serão cobrados na nova rota, prometendo, porém, segundo adianta a Lusa, divulgar esses valores e outros detalhes da operação na próxima semana. O responsável garantiu ainda que a easy "não tem qualquer contrapartida" pela rota açoriana, referindo "é a concorrência que gera preços baixos".
A partir da Primavera, a empresa assegurará quatro voos semanais entre Lisboa e Ponta Delgada em Airbus 320 com capacidade para 180 passageiros. Mas, adiantou Lopes, é possível que a partir do Inverno do próximo ano a rota tenha direito a voo diário, estando também já a ser ponderadas ligações à Terceira e voos do Porto, além de outras potenciais rotas europeias.
Tanto a easyJet como outras companhias aéreas de voos de baixo custo têm manifestado ao longo dos anos o seu interesse em voarem para os Açores.
Até Michael O'Leary, CEO da Ryanair, nas duas vezes que esteve em Portugal nos últimos dois meses, voltou a insistir nesse ponto, sublinhando ser objectivo da companhia começar a voar para o arquipélago a partir do Verão de 2015 - caso as condições regulatórias e preços da ANA e custos de handling fossem competitivos. “As pessoas dos Açores têm sido mal servidas, com aviões pequenos e tarifas altas. Nós podemos oferecer melhor serviço, com aeronaves maiores e preços mais baixos”, disse O'Leary em Outubro, no Porto. (actualização: já após o anúncio da easyJet, a Ryanair anunciou a abertura de uma base aérea em Ponta Delgada).
Além da easyJet e Ryanair, é também conhecido o interesse da Transavia e da Binter Canárias.
Nos últimos anos, os Açores têm sido alvo de várias campanhas das companhias portuguesas que asseguravam atá agora as ligações em exclusividade. A mais recente promoção garantia voos de ida-e-volta do continente para o arquipélago, na SATA, desde 88 euros ida-e-volta.