Fugas - notícias

  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015. O autor do retrato, Scott James Gundersen, retoca a sobrancelha de Felipe no dia de abertura da Fitur
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015. O autor do retrato, Scott James Gundersen, retoca a sobrancelha de Felipe no dia de abertura da Fitur Susana Vera/Reuters
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal
  • Pavilhão de Portugal Fitur 2015
    Pavilhão de Portugal Fitur 2015 DR/Turismo de Portugal

Letizia, Felipe e as 30 mil rolhas que vão pôr Espanha a falar de Portugal

Por Fugas

Na grande feira de turismo de Madrid, Portugal marca sempre pontos. Desta vez aponta até para a Casa Real.

actualizaçãoPortugal com o melhor stand da Feira de Turismo de Madrid (outra vez)

 

Quem chega ao stand de Portugal, o maior da Europa na Fitur, com 751 m2, até poderia pensar que se enganou ao virar da fronteira ou então que a união ibérica foi retomada. Mas a opção certa é uma terceira via: é tudo um caso de arte e promoção. É que a imagem que se impõe ao visitante é a dos reis de Espanha, uma obra com que o Turismo de Portugal pretende seduzir os turistas (e os media...) espanhóis. O retrato, assinado por um artista norte-americano, Scott Gundersen, traça os rostos de Felipe VI e Letizia em cortiça: são 2,30m de altura por 3,20m de largura, pesa 230kgs e é formado por mais de 30 mil rolhas, sendo que as últimas 500 são colocadas ao longo do certame.  

"É uma prenda a todo o povo espanhol", resumiu o Turismo de Portugal, salientando que se pretende assinalar a coroação de Felipe e relembrar que as terras lusas são as maiores produtoras mundiais de cortiça. Para mais, é um produto nacional que também traz à memória os "nossos vinhos, a natureza, a sustentabilidade, a nossa indústria".  

O retrato resulta de mais de 300 horas de trabalho e Felipe e Letizia já o poderiam ter apreciado ao vivo, visto que os reis de Espanha estiveram presentes na inauguração oficial da Fitur, esta quarta-feira. Porém, o trajecto real pela feira não incluiu passagem pela obra. Ainda assim, o Turismo de Portugal adiantou que irá oferecer o quadro à Casa Real espanhola e que esta já confirmou a aceitação da prenda.  

Na feira, que decorre de 28 de Janeiro a 1 de Fevereiro, o stand português vive sob o mote da "partilha e celebração de bons momentos”, destacando uma "oferta turística contemporânea", realçando os "festivais de Verão e arte urbana, gastronomia" ou "produtos portugueses que elevam a reputação do destino turístico", como a omnipresente cortiça e os vinhos. A participação tem por pilares as sete regiões turísticas e estão presentes 47 empresas portuguesas.

Entre as actividades e atracções, contam-se um "selfiematon", onde os visitantes podem fotografar-se com cenários lusos, ou uma parede do stand a ser grafitada ao vivo (por Add Fuel, mote: “celebración”). Há ainda reproduções de peças de arte de rua que podem ser vistas por cidades portuguesas, estando algumas ligadas a festivais artísticos.

Mas há também muito mais cortiça para além do retrato real, incluindo várias peças de designers lusos e imagens de “Um vestido para Lady Gaga”, criação de Teresa Martins em cortiça folheada a ouro e prata, "oferecida a esta diva da pop e usada por ela na ArtRave que se seguiu ao seu concerto, em Lisboa, em 2014".   

A cortiça é ainda rainha na “Cork Experience”, uma instalação com 30 chapéus abertos sobre parte do stand e que aludem à "iniciativa Umbrella Sky Project, que levou a Águeda mais de 3 mil chapéus-de-chuva, durante o Festival AgitÁueda".

De salientar que a participação portuguesa na Fitur tem por tradição ser muito bem recebida, somando prémios de melhor stand em várias edições.

Degustação de vinhos e gastronomia ou música são outros dos ingredientes com que Portugal pretende convencer este ano ainda mais espanhóis a visitar o país: a Espanha é o segundo mercado emissor "mais relevante para o turismo português" em termos de visitantes, com 1,353 milhões de turistas registados de Janeiro a Novembro de 2014, e o terceiro em dormidas (3,364 milhões). Segundo dados divulgados pelo Turismo de Portugal, os turistas espanhóis deixaram em Portugal, nos primeiros onze meses do ano passado, mais de 1,142 mil milhões de euros.     

--%>