A BTL — Feira Internacional de Turismo terá este ano com o lema “Turismo, a Indústria do sorriso” e, para partilhar mais alegria, até ao início do certame, a organização promete “distribuir sorrisos pela cidade de Lisboa” que depois “darão acesso ao recinto da feira”.
Com mais de 68 mil visitantes registados em 2014 (quase metade profissionais), a BTL quer posicionar-se como “a grande feira de turismo dos países de Língua Portuguesa”, abarcando um “universo de 280 milhões de potenciais consumidores”, referem em comunicado, sublinhando pretenderem também “sensibilizar os portugueses para a importância desta indústria na economia nacional”, tanto como “factor gerador de receita como de emprego”.
Durante a feira, que continuará a ter como motor crescente a venda directa e os descontos, uma das estrelas será a região que também tem brilhado em termos turísticos nos últimos anos, o Alentejo. É o Destino Nacional Convidado e diversas iniciativas irão fazer recair os focos sobre a região e as suas propostas e iniciativas, com o cante — recentemente declarado Património Imaterial da Humanidade — ou a gastronomia e vinhos como pilares.
Outro dos grandes destaques da BTL 2015 será ainda o espaço destinado a empresas inovadoras na área turística: a zona das startups mais que duplica (e espera-se que o seu número também, após terem estado presentes 30 no ano passado), com estes empreendedores a terem acesso a condições especiais para estarem presentes. O espaço, baptizado de Energia T, permitirá às startups, resumem, “mostrar os seus serviços, interagir com os players da indústria e apresentar ideias criativas a uma audiência qualificada.”
A BTL 2015 também deverá passar por uma maior internacionalização, já que, em colaboração com a Associação Portuguesa de Agentes de Viagens e Turismo (APAVT), TAP e hotéis da região de Lisboa, será “fortemente reforçado” o programa de hosted buyers (os compradores convidados), procurando-se atingir vários “nichos de mercado onde a especialização e a intermediação são necessárias”