Fugas - notícias

TripAdvisor comprou a portuguesa BestTables

Por Ana Rute Silva

A start-up portuguesa de reservas de restaurantes foi fundada em 2011 e tinha escritórios em Lisboa e no Brasil. Vai passar a fazer parte do TheFork, plataforma do grupo TripAdvisor.

startp-up portuguesa BestTables, fundada em 2011 por Ricardo Sécio, foi comprada pelo gigante do turismo online TripAdvisor. A marca vai passar a operar com o nome TheFork, plataforma de reservas de restaurantes com mais de seis milhões de utilizadores mensais, detida pelo grupo norte-americano. O valor do negócio não foi divulgado.  

“A decisão de vender teve a ver com o facto de entendermos que a indústria de reservas online de restaurantes, para evoluir, implica investimentos enormes. Há operadores de grande dimensão a operar e para dar continuidade ao projecto teríamos de dar esse passo. Era interessante termos uma parceria ou integração num grupo desta natureza, para garantir a senda de crescimento que já estávamos a sentir e reforçar”, explicou ao PÚBLICO Ricardo Sécio. 

O maior site de viagens do mundo vai, assim, absorver a portuguesa BestTables, incluindo toda a equipa de gestão e os 20 trabalhadores. Foi pelo crescimento no Brasil que a start-up conseguiu captar a atenção do gigante sedeado nos Estados Unidos. “O nosso lançamento no Brasil [há cerca de um ano] colocou-nos no mapa dos maiores grupos. O mercado tem uma dimensão continental e o facto de termos conseguido obter bons resultados lá foi decisivo para a termos visibilidade”, detalha o fundador e sócio maioritário, sem adiantar dados financeiros. A “superioridade da plataforma tecnológica” contribuiu para ganhos de quota de mercado. Foi feita com “developers portugueses, a partir de Lisboa”, sublinha Ricardo Sécio, que será presidente executivo da TheFork no Brasil. 

O desempenho da BestTables em Portugal também ajudou à concretização do negócio. A start-up gera lucro (não divulgado), num mercado recessivo. “Isso não foi irrelevante na tomada de decisão”, sublinha. A equipa de Ricardo Sécio foi abordada por vários interessados e chegou a bom porto com o TripAdvisor. “Era a nossa preferência”, admite. 

Por seu lado, Bertrand Jelensperger, presidente executivo da TheFork, diz que a empresa portuguesa “será uma adição valiosa” para fortalecer a oferta de restaurantes. “A aquisição vai-nos permitir direccionar mais crescimento, proporcionar mais clientes para os donos de restaurantes portugueses e brasileiros e, em última instância, ajudar mais utilizadores do TripAdvisor a encontrarem e a reservarem uma excelente experiência de jantar nestes mercados”, afirma, em comunicado. 

A BestTables é detida por Ricardo Sério (sócio maioritário). Participam no capital Sérgio Sequeira (responsável pelas operações em Portugal), Mário Coelho, Nelson Ruivo, João Teixeira e Luís Loureiro e a empresa de capital de risco Shilling Capital Partners, fundada por António Casanova (presidente executivo da Unilever Jerónimo Martins), Diogo da Silveira (presidente executivo da Portucel), Hugo Pereira (fundador da Mogope, empresa de capital de risco), João Coelho-Borges (sócio da Magnum Capital), Juan Alvarez (co-fundador da Food4Kings) e Pedro Rutkowski, presidente executivo da imobiliária Worx.

--%>