Fugas - dicas dos leitores

Córsega e os seus contrastes

Por Cláudio Madeira

A ilha Francesa não seduz apenas pelas suas águas azul turquesa. Proponho uma volta à ilha em 10 a 15 dias. Não são as férias mais económicas mas merece um pouco mais de esforço.

Entre pelo norte pela cidade de Bastia. Existem low cost e a Air Corsica (subsidiária da Air France) tem boas ligações a Nice, Marseille, Lyon, Toulouse, etc. Bastia é merecedora do mar que se espelha nas suas fachadas históricas, petisque junte à marina. Daqui faça ponto de partida para o imperdível comboio reabilitado praticamente para o turismo.

No comboio faça o primeiro troço de Bastia a Calvi, cidade a norte na costa oeste. A animação nocturna é garantida, o castelo como ponto mais alto e suas ruelas impõem uma manhã dedicada. Verá a dimensão da baia de Calvi repleta de praias seguidas umas às outras. O mar praticamente não tem ondulação, a maré pouco se nota, o azul é fantástico e a temperatura convida a banhos e mais banhos.

A partir de Calvi reserve um dia para visitar Ille de Rousse, utilize o comboio que serpenteia a costa durante 40 a 45 minutos até lá chegar. Faça fotos panorâmicas desde a ilha (acessível por uma ponte) e vá a banhos na vila. Imprescindível levar óculos de mergulho, a água é baixa com areia branca, rochas lisas, vegetação e muitos peixes para observar. A temperatura da água fá-lo esquecer-se que está dentro de água. Praia ideal para famílias com crianças, com zonas delimitadas na água.

Deixe Calvi e continue de comboio até à capital Ajaccio. Este é o percurso mais interessante, serpenteando montanhas. Algumas zonas não têm outro acesso senão pelo comboio. O percurso completo dura uma manhã e implica um transbordo a meio do percurso.

Em Ajaccio fique uma noite, é o suficiente. Talvez seja a cidade menos interessante, no entanto perca-se pelas lojas das ruas comerciais e descubra a doçaria típica muito à base de compotas (figo por exemplo).

Desça ao ponto mais a sul da ilha e fique alojado em Bonifacio ou Porto Vechio (preferível porque fica mais perto das melhores praias). Faça uma pesquisa de imagens de Bonifácio e perceberá o quão pitoresca é. A localidade está no topo de uma escarpa em erosão. Existe uma escadaria em diagonal escavada na rocha que desce do topo da vila até ao mar, não perca!

Desde a marina de Bonifácio partem barcos para as ilhas Lavezzi (tempo de percurso cerca de 45 minutos). As Lavezzi são ilhas desabitadas, apenas Natureza para os visitantes diários, as pequenas praias e enseadas são surpreendentes. Os óculos de mergulho são essenciais. Dedique um dia inteiro a estas pequenas ilhas. Foi dos locais que mais gostei na Córsega.

Se ficar alojado em Porto Vechio estará perto de duas das melhores praias: Santa Giulia e Palombagia. Parece que a construção e os hotéis são quase inexistentes,  a paisagem resume-se a verde, azul turquesa e amarelo da areia. Outra praia a visitar é Rondinara.

_______

A melhor época é Julho.

Regressei de autocarro de Porto Vechio para o aeroporto de Bastia.

Fiz as deslocações em autocarros tipo expresso, bilhetes comprados localmente nas gares - www.corsicabus.org

Os percursos de comboio (um ex-libris da ilha) - www.train-corse.com

Os barcos de Bonifácio para as ilhas Lavezzi - www.rocca-croisieres.com

--%>