Fugas - dicas dos leitores

A mística do lago Como

Por Joel Malveiro

Junto ao lago Como, o comboio circulava lentamente, à mesma velocidade que o sol se ia escondendo e que a lua ia surgindo timidamente por detrás das montanhas.
A voz do revisor na carruagem ao lado indicava a chegada ao local de destino. Segundos depois estávamos a atravessar os carris quase abandonados da estação de Varenna-Esino. Pelo mapa estampado nas paredes da estação, tudo ali fica à distância de "meia dúzia de passos". O caminho até ao centro da vila fez-se já durante a noite, cujo largo central é definido pela Chiesa San Giorgio, pelo Hotel Royal e pelo Albergo del Sole. Três esplanadas pontuadas por alguns turistas transmitem o ambiente descontraído a quem passa.

Mas o que importa mesmo realçar é a beleza natural envolvente, a qual só pôde ser devidamente apreciada na manhã seguinte. Acto que foi diariamente repetido, qual gesto de adoração divino. Da janela do quarto, a vista era simplesmente deslumbrante: uma leve camada de nevoeiro elevava-se da plataforma de água ficando confinada entre as montanhas, conferindo uma atmosfera mística ao local. Montanhas essas que crescem vertiginosamente junto às margens, permitindo apenas uma breve linha de casarios brancos na sua base.

Mas por motivos profissionais não foi possível explorar devidamente tal natureza, cujos passeios ficaram remetidos pontualmente para o final de cada dia. No entanto, abriu-se uma excepção para um jogging "muito matinal" até à cidade vizinha de Bellano. Apenas cinco quilómetros para cada lado, para bem da vista, do corpo e da mente. Em Varenna, apenas a destacar um passeio pelos jardins relaxantes do Hotel Villa Cipressi ou uma visita à Villa Monastero. À noite, as esplanadas junto ao lago são uma óptima opção para jantar. O reflexo da lua e o céu totalmente repleto de estrelas proporciona uma vista simplesmente indescritível.

Outra excelente opção é embarcar num dos ferryboats que a cada meia hora deixam Varenna rumo às vilas vizinhas de Menagio e Bellagio. Bellagio revelou-se mais sublime e excêntrica, fruto possivelmente das enormes e requintadas propriedades privadas das redondezas. Nas ruas estreitas do centro de Bellagio abunda, no entanto, o estilo de vida italiano e onde ainda se preserva religiosamente o comércio tradicional.

Mas o pôr do sol é também outro momento a não perder, se possível apreciado a partir de uma ampla esplanada e na companhia de uma boa e fresca cerveja italiana. E acreditem que será uma imagem que vos ficará guardada intensamente para sempre!

--%>