Fugas - dicas dos leitores

A Rota dos Escritores

Por José P. Costa

Passeio por uma Rota dos Escritores, com visitas a quatro casas de grandes nomes da literatura portuguesa.

Organizada pela Cistertour, participei na viagem designada Rota dos Escritores, que englobava visitas às Casas-Museu de Miguel Torga (Coimbra), Eça de Queiroz (Tormes), Teixeira de Pascoaes (Amarante) e Camilo Castelo Branco (Seide).

Assim, em Seide*, comecei de manhã tranquilo, o caminho de Camilo, fi-lo expectante, ante tal filão de obras ímpares, imortais, tais que a nossa memória reterá, como a sua história.

Eça. Essa sua magia de nos levar ao saber, sabores também inesquecíveis, tangíveis, conformes, Tormes, tormentos e vicissitudes, virtudes, que apetece desfrutar, viajar, e tanto para descobrir.

Amarante, perante o amor, a poesia, dizia o vate insatisfeito, feitio introvertido, vertido para a escrita, a dita, qual musa inspiradora, é hora de conhecer mais da obra de Pascoaes.

Torga, outorga a sapiência plural, agreste, singela e bela, Portugal se não leste este teu autor dor hás-de penar, sua pena ousou pintar de cores perfumadas as urzes dos trilhos percorridos tantas vezes.

* Também aparece com a grafia Ceide, mas seguimos a forma como Camilo escrevia o nome daquele local, segundo informação da inexcedível e competentíssima guia da Casa-Museu, Cândida Faria.

--%>