Fugas - dicas dos leitores

Aproveite-se e guarde-se a beleza que existe ao nosso lado

Por Maria do Céu Mota

Depois de ter sugerido, na Fugas, a descoberta de um poço em Santa Maria da Feira, a nossa leitora voltou ao local e supreendeu-se: já ninguém o poderá descobrir... "Ainda bem que o fotografei", diz.

Em Julho do ano passado, a Fugas publicou a minha sugestão de dar um passeio a Santa Maria da Feira e descobrir um lindo poço que lá está. Agora essa sugestão está desactualizada: ninguém o poderá descobrir, ou pelo menos ter a mesma perspectiva. É que, passados alguns dias, ao passar por lá mais uma vez, já não vi o poço: tinham construído um muro alto, feio, uma fortaleza, sem graça, egoísta... Ainda bem que o fotografei! Agora também é meu e posso tê-lo e vê-lo quando eu quiser.

Lembrei-me agora de O Principezinho, de Saint-Exupéry (1900-1944), que diz a certa altura: " - Vamos à procura de um poço... - Então tu também tens sede? - perguntei eu. Mas ele não respondeu à minha pergunta. Disse simplesmente: - A água também pode ser boa para o coração... (...) - O que torna o deserto bonito - disse o principezinho - é haver um poço escondido em qualquer parte..."

Aproveite-se, guarde-se, registe-se a beleza que existe ao nosso lado (na nossa vila, cidade ou aldeia). Nunca se sabe até quando nos deixam ver (de graça) as coisas bonitas da nossa terra.

--%>