Passear nas ruas antigas do centro da cidade, cruzar suas pontes, conhecer o Marco Zero, ir à Capela Dourada, com sua forte influência barroca, ou conhecer a primeira sinagoga das Américas são programas imperdíveis.
Para quem gosta de uma boa gastronomia, este lugar oferece verdadeiros encantos. O restaurante Paraxaxá oferece uma culinária rica local. Se gosta de massas e pratos criativos, o Pomodoro Café é uma óptima opção. Uma dica de um maravilhoso japonês, Sushi Yoshi.
Quando estiver com saudades de um bom bacalhau e uma variedade de vinhos, o restaurante Recanto Lusitano é um verdadeiro pedacinho de Portugal no Recife. A dona é portuguesa, de Barcelos, e facilmente irá encontrar todos os sabores de que sente falta!
Para os amantes dos doces, o bolo de rolo da casa dos frios. Quanto aos gelados, experimente os da sorveteria Fri-Sabor. Aqui tem todos os sabores das frutas tropicais.
Recife tem uma vizinha chamada Olinda. Como diz uma música de Alceu Valença: "Olinda/Tens a paz dos mosteiros da Índia/Tu és linda pra mim/És ainda/Minha mulher". Olinda é uma cidade de muitas igrejas. Conheça algumas, não deixe de ir ao Mosteiro de São Bento. Coma uma tapioca no Alto da Sé, com direito a uma vista perfeita, e por alguns momentos tenha a sensação que está noutro tempo.
Posso ser suspeita ao falar destas duas cidades. Afinal, nasci em Recife e fui criada em Olinda. Moro em Portugal há alguns anos e ao retornar para minha cidade natal tive uma sensação engraçada. Um olhar de quem a conhece bem, mas a distância física é real e há certos lugares são sempre rota. Afinal, longe ou perto, estão sempre no coração!