Fugas - dicas dos leitores

Cuba, o passado no presente

Por Carlota von Hafe Pérez

Se alguma vez pensou que gostaria de viver uma experiência dos anos passados então Cuba é o seu próximo destino. Uma realidade única marcada por odores fortes, carros antigos, edifícios recuperados e mercados.

Novos e velhos, conhecedores e desenrascados. Pobres e ricos em felicidade de pele negra, mulata ou branca influente de todos os povos que por lá passaram. Música, dança, pintura, literatura, teatro e animação, as praças são invadidas por arte e arte se faz naquelas praças, inspirador.

Casas de portas e janelas abertas. Recebem turistas ou cubanos, servem refeições ou fazem serviço de relojoeiro, vendem pizza, batidos, mojitos, vassouras, ralos, alhos... Em plena rua destacam-se os vendedores ambulantes, bici-táxis, carroças, charutos, rum, salsa, berlindes, basebol e xadrez. Cestas descem dos andares mais altos para apanhar o que quer que seja que passe na rua, esmolas, pão, fruta, frango ou recados.

Homenagens a Che Guevara, José Marti e Fidel Castro, propaganda politica a cada metro, socialismo, nacionalismo e muito simbolismo. Em Havana, Santiago de Cuba, Cienfuegos, Trinidad. e Camaguey encontra, para além de tudo isto, história e cultura.

Viñales é uma vila especial com as mais incríveis vistas sobre os vales e magnificas casas de camponeses, tal como a grande parte do ocidente e o tão quente oriente. Praias deslumbrantes em toda a costa norte e uma única e especial na costa sul a poucos quilómetros do centro da província colonial, Trinidad. Pés descalços ou sapatos em bico, cabelo penteado ou chapéu de palha, um bigode trabalhado ou uma barba despenteada, um sorriso sempre. Para todos os viajantes de mochila, turistas, crianças, jovens, adultos ou idosos, esta é a hora para visitar Cuba.

--%>