Fugas - dicas dos leitores

As 5 coisas de que eu mais gosto em: Abu Dhabi

Por Ana Sofia Ramalho

Ana Sofia Ramalho, assistente de bordo, tem 32 anos e é de Lisboa. Mudou-se para Abu Dhabi em Setembro de 2011.

 1
Grande Mesquita do sheikh Zayed

É a maior mesquita dos Emirados Árabes Unidos e a sexta maior do mundo. Já a visitei cinco vezes e deslumbra-me sempre. Imponente, feita de mármore, alberga mais de 40 mil fiéis na maior carpete do mundo, que pesa mais de 40 toneladas. Tentei várias vezes tirar fotos que mostrassem metade do que sinto quando estou lá dentro e em todas há sempre detalhes majestosos que escapam aos olhos da câmara.

2
Deserto de Liwa

Quando a cidade de Abu Dhabi fica para trás, a paisagem muda e as primeiras dunas surgem. Este deserto é conhecido como o Quarteirão Vazio e é a casa das maiores dunas de areia do planeta. Conduzir nas dunas douradas é emocionante. Depois acampamos e fazemos um churrasco à moda beduína, sentados em almofadas baixas de estilo árabe, colocadas na areia e sob o céu aberto, um pouco de shisha aqui e ali e dormimos numa tenda que parece tirada dos livros das Mil e Uma Noites.

3
Corniche

A estrada Corniche estende-se por oito quilómetros de ciclovias, áreas para caminhadas, cafés e restaurantes e praias. É um óptimo lugar para almoçar, jantar ou tomar uma bebida com amigos enquanto se assiste ao pôr do sol arábico. De um lado a praia e do outro lado a cidade: uma mistura fascinante de edifícios mais velhos que foram preservados, como algumas mesquitas pequenas, e que se situam na sombra de arranha-céus modernos e turísticos.

4
Al Wadi Adventure
É o primeiro parque aquático de ondas artificiais no Médio Oriente, e fica pertinho: a 1h45 de Abu Dhabi, em Al Ain. Apesar de ser de Portugal e ter vivido sempre a 15 minutos da praia, aprendi a surfar no deserto. Esta piscina de ondas artificiais é capaz de fazer ondas de 3,3 metros a cada 90 segundos. A onda é real, e não precisa de ondulação, vento certo ou sequer de um período alto, é só entrar na piscina, e fazer a onda.

5
Hotel Emirates Palace
Há ouro na fachada, na decoração interna, nos quartos, há uma ATM onde se pode levantar ouro, e até há ouro no café, nos chocolates e nas sobremesas. No Natal de 2011, o primeiro que passei cá, o hotel entrou para o Livro Guinness dos Recordes por ter a árvore de Natal mais cara do mundo, decorada com um colar de diamantes e outras pedras preciosas.  

__________________________________________________________________________
Os participantes na secção "As 5 coisas de que eu mais gosto em..." vivem (ou viveram) no destino em questão

--%>