Fugas - dicas dos leitores

As 5 coisas de que eu mais gosto em Serres, Grécia

Por Vítor Costa

Vítor Costa, 29 anos, voluntário numa estação de rádio, vive aqui desde Agosto de 2013.

1
Vale e Acrópole

Serres não é uma cidade muito grande (cerca de 80 mil habitantes) e, apesar de ser bastante antiga, toda ela tem o mesmo estilo, sendo muito compacta e com edifícios muito iguais das décadas de 1970/80. Assim, escolho dois locais de lazer já fora da cidade, mas no entanto bastante próximos do centro, como os meus preferidos. É para lá que vou praticamente todos os dias fazer exercício ou apenas caminhar um pouco e sair da cidade, uma vez que são espaços bastante calmos e relaxantes.

2
Cozinha tradicional

Em Serres são vários os petiscos e manjares que se podem apreciar. Alguns mais específicos desta cidade, como a bougatsa, tradicional pequeno-almoço aqui de Serres, uma espécie de folhado que contém um recheio por dentro. O meu preferido tem espinafres, mas pode-se encontrar com muitos outros sabores, um dos mais apreciados tem o tradicional queijo feta. São também originais de Serres alguns dos pratos mais conhecidos da Grécia: o souvlaki e o gyros, que noutras regiões até tem a mesma designação, mas são pratos diferentes. Para quem não tem ideia do que se trata, pode associar aos típicos kebabs turcos, no entanto com diferentes sabores, por exemplo utilizando carne de porco. Também as padarias e as tabernas são uma tentação com os tradicionais pratos, pães e biscoitos gregos.

3
Bom ambiente

A primeira vez que caminhei pelas ruas mais centrais da cidade, por volta do meio-dia, pensei tratar-se de algum dia festivo, tal era a movimentação de pessoas nas ruas e a música que saía de todos os bares. Só depois constatei que é algo diário, com os picos ao serão e no fim-de-semana. O desafio que me fizeram foi: “Imagina como era antes de estarem em crise.”

4
Comércio local

Apesar da crise que se faz sentir neste país, não sinto que o comércio local esteja a sofrer tanto como vi em Portugal, com muitos estabelecimentos fechados. Penso que a justificação para isso é a ausência de grandes superfícies e grandes lojas. O tradicional mercado de rua que se realiza todas as terças-feiras é local de paragem obrigatória, com produtos de boa qualidade e a bons preços. Grande parte das lojas da cidade mantém um estilo bastante tradicional, o que dá bastante identidade ao burgo.

5
Segurança

É verdade que a cidade não é muito grande, o que por norma é sinal de menor número de distúrbios ou criminalidade. Mas é bastante agradável esta sensação de segurança nas ruas, mesmo em zonas mais pobres da cidade e menos iluminadas durante a noite.

______________________________________________________________
Os participantes na secção "As 5 coisas de que eu mais gosto em..." vivem (ou viveram recentemente) no destino destacado

 

--%>