Fugas - dicas dos leitores

Barão Geraldo, de colónia de imigrantes a cidade universitária

Por Nelson Faustino

Um passeio por um dos distritos mais cosmopolitas de Campinas.

Localizado entre duas antigas fazendas de café e cana (Rio das Pedras e Santa Genebra), Barão Geraldo ficou conhecido no início do século XX por albergar diversos imigrantes que se estabeleceram nas redondezas da extinta Estrada de Ferro Funilense. Hoje o distrito é também conhecido por albergar hospitais de excelência e três universidades — PUCC, Unicamp e Facamp.

Possuindo cerca de 67 quilómetros quadrados de área, o distrito de Barão Geraldo é actualmente um dos distritos mais cosmopolitas de Campinas, no estado de São Paulo, Brasil, e um dos poucos — senão dos únicos — onde é possível encontrar a dicotomia campo-cidade. Começar o dia com uma visita à mata Santa Genebra e terminar o fim da tarde no Shopping Parque D. Pedro (a cerca de 4km da mata Santa Genebra) é o exemplo claro de como sossego e bulício podem conviver lado a lado.

Há, contudo, uma outra alternativa que pode fazer de uma curta viagem a este distrito uma experiência prazerosa: fazer um percurso pedonal desde o terminal rodoviário em direcção à Praça Henfil, passando pela Cidade Universitária e pelo Campus Universitário da Unicamp, permite-nos apreciar, em todo o seu esplendor, o espaço idealizado por Zeferino Vaz, fundador e primeiro reitor da Unicamp.

Este trajecto pode também ser feito de bike, tirando partido dos 3,5km de ciclovia existentes e da possibilidade de alugar por 30 minutos uma bike — um dos recentes projectos de mobilidade urbana da prefeitura de Campinas.

--%>