Fugas - dicas dos leitores

Continuação: página 2 de 2

Viagem à ilha de Avalon

Antes de nos despedirmos de Glastonbury fomos ainda visitar as ruínas da Abadia e ver o túmulo do Rei Artur. Um túmulo simples, na relva, tendo unicamente uma placa identificativa.

Seguimos para South Cadbury à procura do castelo de Camelot. Talvez tivesse sido uma fortificação de madeira, frequentemente utilizada pelos romanos, mas nada ficou, embora se indicie o local pelos buracos de postes que compunham a sua eventual estrutura.

Já na costa ocidental, e em direcção a sul, através de estradas muito estreitas e sinuosas, chegámos a Tintagel. Na aldeia tudo cheira a Rei Artur. O grande hotel, os nomes das lojas como Arthur ou Merlin, e muitos, muitos turistas. O castelo de Tintagel, no North Cornwall, é o lugar lendário da concepção e nascimento do Rei Artur. Construído nas rochas, junto ao mar, para lá chegar é necessário subir e descer muitos degraus. E lá fotografei a portinha onde  Merlin foi buscar o bebé Artur ao seu pai, Uther Pendragon.

Após Port Isaac, passámos Bodmin e em Camelford não conseguimos encontrar a Slaughter Bridge (antiga ponte, em granito, sobre o rio Camel, que está associada com a morte de Artur na batalha de Camlann); chegados à estrada principal seguimos para a pontinha de Cornwall. As horas passaram, a noite aproximava-se e decidimos procurar um B&B para pernoitar e acabámos por ficar em St. Austell.

Já era noite e chovia. E, de noite, cada vez mais chuva com muita trovoada. Acordámos com um dia de Inverno. Era Verão e tínhamos planeado para esse dia ir a St. Ivens, a Penzance e ao castelo de St. Michael mas como viajávamos de moto tivemos de alterar os nossos planos. Optámos então seguir para Plymouth e lá fomos devagarinho, equipados com os fatos de chuva. Nessa noite, e era Agosto, jantámos num pub, junto à lareira acesa.

Visitámos locais fantásticos, onde a história e a lenda se confundem. Pela primeira vez em muitos anos de viagens, tínhamos tido a sensação de ter ido a um local que não vem nos mapas.

--%>