Fugas - dicas dos leitores

  • Trondheim
    Trondheim
  • Joana Silva
    Joana Silva

As 5 coisas de que eu mais gosto em Trondheim, Noruega

Por Joana Silva

Joana Silva, 31 anos, bióloga investigadora. Vive e trabalha em Trondheim, a terceira maior cidade norueguesa, desde 2011.

1.
Bakklandet

Baklandet é um bairro pitoresco situado a Este do rio Nidelva que apresenta construções de madeira antigas, pertencentes originalmente à classe trabalhadora. Agora restaurado, Bakklandet é uma mistura encantadora de casas, lojas e cafés que representa um ambiente cultural especial e é patrimonio cultural da UNESCO. As casas foram restauradas e o bairro borbulha com vida: interesses histórico-culturais, lojas especiais, cafés e restaurantes num bairro em harmonia. Ao fim-de-semana, paragem obrigatória no Antikvariatet para um café e bolo caseiro, acompanhado por um concerto ou peça de teatro ao vivo. O restaurante asiático, na ponte velha “Gammel bru” é, na minha opinião, um dos melhores da cidade. Para amantes de cerveja, recomendo uma visita ao café/pub Den Gode Nabo.

2.
Rockheim

O Rockheim, museu norueguês de pop e rock inaugurado em 2010, é um edifício impressionante localizado na área do porto maritimo de Trondheim. Este museu mostra o melhor da música popular norueguesa desde a década de 1950 até à actualidade, através de exposições, experiências interactivas e concertos. Dentro do edifício existe também um restaurante onde se pode experimentar pratos tipicamente noruegueses, essencialmente à base de peixe (salmão, halibute ou bacalhau).

3.
St. Olav Festival

De 28 Julho a 5 de Agosto realiza-se em Trondheim o St. Olav Festival, durante o qual se pode desfrutar de concertos, apresentações teatrais, palestras, exposições, andanças de peregrinação e excursões. A celebração encontrou a sua expressão num mercado histórico, onde o humor e a comoção de feiras medievais é recriado com as vendas do trabalho de artesãos, demonstrações de técnicas artesanais antigas, comidas, bebidas e entretenimento.

4.
Munkholmen

A viagem de barco para Munkholmen é uma excelente oportunidade para ver Trondheim a partir do mar. Munkholmen foi local da execução de Trondheim em tempos antigos. Os monges beneditinos construíram um mosteiro na ilha no início do século XI, provavelmente um dos dois primeiros mosteiros na Escandinávia. Em 1658 foi convertida numa prisão e fortaleza, tornando-se mais tarde numa alfândega. Hoje, a ilha dos Monges é uma área de lazer popular, com teatro ao ar livre nos iluminados dias de Verão, uma bela praia e um restaurante. Pode ser visitada entre Maio e Setembro.

5.
As luzes na quadra natalícia

Como em qualquer outra cidade norueguesa, também em Trondheim os dias iluminados de Verão rapidamente dão lugar a um Inverno longo, frio e escuro, durante o qual um manto de neve cobre a cidade. No início de Dezembro, a chegada do Inverno é atenuada pelas luzes artificiais. Casas, edifícios, parques e árvores de jardim ficam cobertos de luzes e velas. Julgo ser essa uma das razões pela qual a quadra natalícia é vivida tãoo intensamente.

____
Os participantes na secção "As 5 coisas de que eu mais gosto em..." vivem (ou viveram) no destino em questão

--%>