Fugas - dicas dos leitores

  • Memórias fellinianas em paredes de Rimini
    Memórias fellinianas em paredes de Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • Evocação do mestre Fellini, nascido em Rimini
    Evocação do mestre Fellini, nascido em Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • Rimini
    Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • Rimini, Ponte de Tibério
    Rimini, Ponte de Tibério DR/Turismo Emilia Romagna
  • Rimini
    Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • Rimini
    Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • Rimini
    Rimini Assessorato al Turismo Comune di Rimini
  • André Vidigal Almas
    André Vidigal Almas Assessorato al Turismo Comune di Rimini

As 5 coisas de que eu mais gosto em Rimini

Por André Vidigal Almas

André Vidigal Almas está a estudar em Rimini, na Itália, no âmbito do Programa Erasmus.

1.
Piccola Italia

Talvez por termos a ideia de que todas as cidades de Itália se assemelham ao que vemos em filmes tão conhecidos como Cinema Paradiso, La Dolce Vita ou mesmo no mais recente Sob o Sol da Toscana, chegar à estação de comboios de Rimini é como chegar a um qualquer subúrbio de Lisboa. Visão nada agradável para amantes de Fellini ou Visconti... Porém, uma visita mais atenta revela outra coisa. Deparei-me com uma típica cidade italiana: várias torres de relógios, grandes e imponentes edifícios públicos, as melhores lojas, as intemporais ruínas romanas e uma animação que revela que a vida italiana decorre não em casa mas sim nas ruas. A sensação de grandeza e vida numa cidade tão pequena leva-nos a ter de reconhecer que Rimini detém todo o mérito de ser o berço de nascimento e a fonte de inspiração de Fellini.

2.
Um italiano ao volante

Os italianos são famosos pelos maus hábitos ao volante. E a verdade é que até agora foram poucas as vezes em que não tive de correr numa passadeira por não haver carro algum que se digne a dar passagem aos peões. Agora imaginem um italiano a conduzir uma bicicleta... O número de bicicletas é tal que por vezes dou por mim a pensar que estou nos Países Baixos: desde os estudantes que vão para a faculdade a pé até aos idosos que prendem chapéus-de-chuva na sua bicicleta, todos parecem querer fazer-me acreditar que não estou num país famoso pelas suas vespas.

3.
Yes, va bene

Expressões conhecidas como va fancollo, frases vagas e incompreensíveis ou olhares de desdém é o que qualquer estrangeiro deve esperar em Itália quando fala em inglês com um nativo deste país. Porém, não foi isso que aconteceu. Alguns empregados de loja e pessoas na rua fizeram questão de perceber não só algumas das minhas palavras em inglês como ainda algumas frases ditas em “portoliano”. Manias de cidade virada para o turismo ou não, a verdade é que, se é um povo que faz um país, então os habitantes de Rimini têm uma cidade bastante simpática.

4.
Cheesecake

Não há dúvidas de que estamos no país do gelado. Do cone com nutella a preços que “congelam a crise”, não há melhor passatempo que todos os dias ir a correr para uma loja de gelados experimentar todos os sabores existentes. E se já sentia saudades do cheesecake que a minha mãe tão bem faz em casa, qual não foi o meu espanto quando percebi que não só existia esse sabor, como até é servido com pedaços de bolacha, tal e qual como a tarte, algo que nunca tinha visto. Nada melhor que o sabor do nosso doce preferido para nos acalmar possíveis saudades de casa.

5.
Verão, dove stai

A partir do momento em que uma senhora italiana me vê, a mim e ao meu grupo, a carregar com as malas de viagem pelas ruas e nos diz que “a Rimini só se vem no Verão”, percebemos que alguma coisa não está totalmente bem nesta cidade. De facto, todos dizem que esta cidade só é bonita no Verão, quando as discotecas estão ao barrote e as praias se tornam numa referência para qualquer europeu que se preze de passar férias no mar Adriático. Mas nesta cidade sazonal respira-se Verão em pleno Inverno. E mesmo não conhecendo o famoso “Verão de Rimini”, só o facto de ele estar já tão presente leva-me a considerá-lo uma das coisas de que mais gosto nesta cidade. Até lá, resta-me visitar um dos países mais belos da Europa, suspirar pelo Verão que, todos me garantem, será inesquecível e ficar a ver os pescadores na marina de Rimini.

--%>