Fugas - dicas dos leitores

  • Parques, florestas e o Pacífico. E uma Portuguese Beach
    Parques, florestas e o Pacífico. E uma Portuguese Beach
  • Teresa Ramoa
    Teresa Ramoa DR

As 5 coisas de que eu mais gosto em Santa Rosa

Por Teresa Ramoa (texto e fotos)

Teresa Ramoa vive em Santa Rosa, Califórnia, há um ano. É especialista em Comunicação e escreve no website Delicious Wordflux.

1.
Qualidade de vida

Santa Rosa proporciona a sensação de viver no campo dentro da cidade. O clima mediterrânico, semelhante ao português, favorece um estilo de vida ao ar livre. Excelente opção para famílias, as crianças (e adultos) apreciam a quase iminente ruralidade ao encontrar ovelhas, cavalos e vacas em infindáveis pastos nas imediações da cidade. Mas as demais opções urbanas estão presentes numa atmosfera vibrante, confortável e convidativa. Fica ainda a uma hora de distância de São Francisco, quando apetece visitar uma exposição ou evento imperdível, sem ter de enfrentar o tráfego diário característico de uma grande cidade.

2.
Gastronomia

Para quem se preocupa com uma alimentação saudável, esta zona é perfeita. Afinal, o foodie movement nasceu por estes lados. De realçar a agricultura sustentável e a abundância de frutos e vegetais, assim como azeite, mel, chá, iogurte e queijos locais. As experiências gastronómicas multiplicam-se nos restaurantes de topo, muitos deles oferecendo o conceito farm to table. Comer fora é sempre uma aventura apetecível na descoberta de novos sabores. Há, inclusive, alguns restaurantes portugueses, quando a saudade aperta.

3.
Wine Country

Sonoma County está no top 5 mundial dos mais populares destinos de vinho. Há centenas de produtores vinícolas e muitos vinhos premiados graças ao microclima que distingue esta zona como uma das mais diversas e especiais regiões vitivinícolas mundiais. Os entusiastas do vinho encontram aqui imensas actividades, entre visitas a adegas de renome e provas de vinhos.

4.
Parques, florestas e o Pacífico

É difícil falar de Santa Rosa sem abordar a paisagem que a rodeia. Uma das razões por que se vive no exterior é a quantidade de parques naturais existentes dentro e fora da cidade. Cá dentro os nossos favoritos são o Annadel State Park e o Howarth Park, com uma grande zona para crianças. Outro preferido é o Jack London State Historic Park, a poucos minutos de viagem. De cortar a respiração são as sequóias, a espécie que inclui as mais altas e mais velhas árvores do mundo. Em Sonoma gostamos de visitar a Armstrong Redwoods State Natural Reserve. E é muito bom passear pela costa, a 30 minutos de carro, dramática e cénica, com paragem obrigatória em Bodega Bay, onde Alfred Hitchcock filmou Os Pássaros.

5.
Charles Schulz Museum

Este é o museu do criador de Charlie Brown, Snoopy e restantes Peanuts. Detém a maior coleção de originais do famoso cartoonista e possui um relaxante jardim interior. A escola de Verão do museu é uma experiência inesquecível para muitas crianças. No mesmo campus situa-se o Snoopy’s Home Ice, onde é possível patinar no gelo, mesmo quando está um sol radioso lá fora. Pela cidade descobrem-se ainda coloridas esculturas dos diversos Peanuts.

Teresa Ramoa: Delicious Wordflux

--%>