Fugas - dicas dos leitores

  • NEIL HALL/REUTERS
  • Afonso Veiga
    Afonso Veiga

As 5 coisas de que eu mais gosto em Londres

Por Afonso Veiga

Afonso Veiga, 27 anos, assistente de redes sociais. Vive em Londres desde 2013.

1.
Diversidade

Não há cidade com mais diversidade do que Londres. O sotaque cockney dispersa-se na pluralidade de dialectos dos quatro cantos do mundo. Adicionalmente, a diferença é tratada com normalidade. Ninguém estranha o facto de usares um véu, uma túnica, um turbante ou uma kippa. E onde estas diferentes culturas mais se reflectem é…na comida. Haver uma diversidade infindável permite que haja restaurantes de qualquer cozinha. Do típico diner americano, passando por Chinatown, Brick Lane para comida indiana, até cozinhas menos conhecidas, como etíope ou persa.

2.
Área de Southbank

Talvez por ser do Porto e ter a Ribeira “tatuada” no coração, não resisto a uma área com rio e várias pontes a ligar as margens e a lembrar-me a “minha” Invicta vista de Gaia. Junto ao rio Tamisa, o London Eye ao meu lado, a olhar para a silhueta que apresentam o Big Ben e as Casas do Parlamento, a Tower Bridge, a Catedral de São Paulo a acabar no Shard. Da história à modernidade imponente.

3.
Mercados

A maioria dos mercados só abrem ao fim-de-semana mas não é por isso que deixam de ser especiais. Camden é o mais famoso para os turistas. Desde a camisola da moda até à decoração mais vintage, tudo pode ser encontrado neste mercado, incluindo vários tipos de comida. Portobello Rd (Notting Hill) não tem Hugh Grant nem Julia Roberts mas sim uma variedade de antiguidades, vegetais, frutas e igualmente comida. Em Columbia Road há o mercado de flores que dá cor e alegria à cidade aos domingos. O meu preferido é Borough Market, por ser junto à London Bridge e totalmente dedicado à comida. Todas as sextas-feiras experimento uma nova banca.

4.
Museus

A História tem lugar em Londres e os museus são os melhores sítios para revivê-la. Adicionalmente, alguns dos maiores museus têm entrada gratuita. Por ser um aficionado da História, sempre que posso vou ao British Museum e ao Museu de História Natural.

5.
Teatro musical

As produções de West-End são incomparáveis. Ir a um musical é como estar num mundo mágico. O Rei Leão, pela nostalgia, e Wicked, pela produção, são os meus musicais de eleição

--%>