1.
A baía e as pontes
A baía que abraça as cidades e dá o nome a esta enorme área metropolitana é atravessada por diversas pontes. Destaco duas: a mais emblemática, a Golden Gate, que atravesso a caminho do trabalho, oferece-me, pela alvorada, os primeiros raios de sol, que atravessam a baía e contornam Alcatraz, a ilha que foi prisão. No final da tarde, de regresso a casa, sou presenteado com o pôr do sol, à direita, e com a baía, a cidade à esquerda. Difícil decidir para que lado olhar. A outra ponte, a Bay Bridge, com um novo troço do lado este da Treasure Island desde há quase um ano, combina arquitectura contemporânea, espectáculo de luzes e engenharia anti-sísmica, na travessia com a melhor vista da cidade.
2.
O nevoeiro
Ver a manta espessa de nevoeiro que cobre a cidade muitos dias do ano, rasgada pelos pináculos das torres vermelhas da Golden Gate Bridge, das torres envidraçadas do Financial District, do retransmissor da Sutro Tower ou da pirâmide do Transamerica.
3.
Ostras e vinho em Tomales Bay
Uma óptima opção para almoço após uma viagem ao longo da emblemática Highway 1 ao longo da Costa do Pacífico. A Marshall Store, uma modesta loja situada numa pequena franja de terra entre a baía e a Highway 1, oferece uma diversidade de ostras frescas e de churrasco, que podem ser degustadas enquanto apreciamos a baía, acompanhadas de um bom vinho branco da região.
4.
O rio e as vinhas de Sonoma
O rio, apelidado de “Russo” graças ao ranchos de madeireiros russos que se estabeleceram nas suas margens, é o berço de alguns melhores vinhos da casta Pinot Noir e o destino de eleição para escapadinhas de fins-de-semana, misturando os prazeres de desportos fluviais com a tranquilidade das florestas de redwoods, a pouco mais de uma hora a norte de São Francisco.
5.
A diversidade gastronómica
São Francisco tem mais restaurantes per capita que qualquer outra cidade americana. Restauntes típicos dos mais diversos pontos do globo podem ser encontrados, uns mais puros, outros mais de de fusão, mas que oferecem aos locais e visitantes um manacial de opções quase sem fim... Só falta um restaurante português!