Fugas - dicas dos leitores

  • AL BELLO/AFP
  • Ângela Coelho
    Ângela Coelho

As 5 coisas de que eu mais gosto em Doha, Qatar

Por Ângela Coelho

Ângela Coelho, 24 anos, hospedeira de bordo. Vive em Doha, no Qatar, desde finais de 2013.

1.
Multiculturalidade

O Qatar é um país pequeno. Tem apenas cerca de 1,8 milhões de habitantes, 1,5 milhões são estrangeiros. Por isso, a pergunta “de onde és?” é uma constante, porque toda a gente é de algum sítio que não o Qatar. Viver em Doha é como viver no mundo inteiro. É conhecer mais sobre diversas culturas e pessoas. Essa multiculturalidade reflecte-se também na diversidade de restaurantes e celebrações que se encontram por cá.

2.
Segurança

Sendo um país do Médio Oriente, as pessoas menos informadas poderão cair no erro fácil de considerar o Qatar um país perigoso e violento. Nada disso. O Qatar nada tem a ver com muitos dos seus países vizinhos, que estão em guerra ou já passaram por situações de conflito. Este é um país extremamente pacífico e seguro. E quem o diz é o Índice Global de Paz que, em 2013, lhe atribuiu o 19.º lugar (Portugal ocupa o 18.º lugar).

3.
Souq Waqif

O nome significa “mercado de pé”. O Souq Waqif é um mercado labiríntico com muitos anos de existência, por isso é local de tradições ancestrais que os qataris tentam preservar a todo o custo. É o sítio ideal para jantar em família ou com amigos, comer um gelado ou até mesmo fumar shisha. Mas acima de tudo é um local que permite conhecer mais sobre a cultura árabe e observar os hábitos e comportamentos da sociedade qatari. Aqui é possível encontrar desde o tradicional vestuário árabe até animais, passando por doces ao quilo, joalharia, artesanato local.

4.
Katara

Katara é uma vila cultural que foi inaugurada em 2010 e, desde então, tem sido palco de espectáculos de música e dança, exposições, palestras, festivais, workshops e outros eventos culturais. Tem ainda alguns dos melhores restaurantes de Doha, muitos deles com esplanadas e uma bonita vista para o mar. Há também uma pequena praia.

5.
City Centre

O coração da cidade de Doha é o espelho do poder do Qatar, como país mais rico do mundo per capita, e o reflexo de tudo o que este pequeno país do Golfo Pérsico já alcançou em tão pouco tempo e de tudo o que ainda quer conquistar. O City Centre é a extravagância, o exagero, de um país que quer mostrar ao mundo o que tem e o que pode fazer. Aqui encontram-se os arranha-céus mais altos de Doha, que à noite se transformam em verdadeiros espectáculos de luz e cor. É aqui que se encontra grande parte das sedes das empresas multinacionais, afinal é o centro económico e financeiro da cidade. O maior centro comercial de Doha fica também situado nesta área.

--%>