Fugas - dicas dos leitores

  • Castelo
    Castelo Daniel Rocha
  • Leandro Gomes
    Leandro Gomes DR

As 5 coisas de que eu mais gosto em Liubliana, Eslovénia

Por Leandro Filipe Gomes

Leandro Filipe Gomes, 26 anos, web developer, vive desde 2012 na capital eslovena.

1.
Castelo de Liubliana

Permite a visão mais proeminente da cidade, oferecendo ainda algumas das suas mais belas vistas. Esta poderosa fortaleza medieval é um símbolo da capital eslovena, sendo muito propício a longos passeios. Com raízes que remontam ao século XVI, encontra-se renovado, existindo variados bares no seu interior, bem como galerias de arte, lojas e, durante o Verão, até um espaço para cinema ao ar livre. Para lá chegar, há um funicular que parte não muito longe do centro da cidade.

2.
Praça Prešeren

Foi um local de encontro de várias estradas na frente de um dos antigos portões de entrada para a cidade, passando a ser uma praça pública desde que as muralhas originais de Liubliana foram derrubadas no século XIX. Hoje é um dos locais mais importantes da cidade. O seu nome advém do maior poeta esloveno (France Prešeren) e é tanto um lugar de reunião popular para festejos, como um local para concertos e eventos. Em seu redor, encontram-se diversos bares que se estendem nas margens do rio Liublianica.

3.
Parque Tivoli

É o lugar onde os habitantes de Liubliana que não deixam a cidade passam o fim- de-semana. Estabelecido em 1813, é o gigante pulmão de Liubliana. É uma agradável mistura de relvados propícios a piqueniques, pastagens, áreas arborizadas e divertidos parques para as crianças. A melhor maneira de desfrutar do parque é de bicicleta, estando estas disponíveis gratuitamente.

4.
Mercado Central

É um ponto de encontro dos habitantes da cidade e uma montra dos produtos locais. Ao longo do rio Liublianica, desde a Tripla Ponte até à Ponte do Dragão, estendem-se dezenas de bancas com legumes, frutas, mel, artesanato, flores... O colorido das bancas e a animação das ruas, com músicos de ocasião, fazem deste local uma das atracções da cidade.

5.
Metelkova

É um centro social autónomo, no centro de Liubliana. Está localizado no local do antigo quartel militar (a sede eslovena do Exército Nacional da Jugoslávia) e foi ocupado em Setembro de 1993. No seu interior encontram-se uma galeria de arte, bares, estúdios de artistas, escritórios de organizações culturais e ainda espaços para concertos. No local onde se situava a cadeia, hoje encontra-se um hostel muito peculiar, onde os quartos com grades são os mais caros.

--%>