1.
Sternschanze
É um bairro muito porreiro, com todo o tipo de cafés, bares e lojas alternativas. Sinto-me sempre bem lá. Possui um ambiente fantástico, altamente convidativo e perfeito para umas boas saídas à noite. Sternschanze é uma boa e mais tranquila alternativa à confusão alucinante que se encontra nos famosos bairros de St. Pauli e Reeperbahn.
2.
Oferta cultural
Há sempre qualquer coisa para ver ou ouvir em Hamburgo, uma cidade famosa pela sua relação com a música e a arte. Há sempre alguma exposição, teatro ou concerto para desfrutar, qualquer estilo que seja, há de tudo. As diversas cenas culturais estão vivas porque, para além da vontade de fazer, há quem apoie e existe o prazer de quem vem ver. Para além da actividade mais alternativa, existem também diversos festivais, eventos e actividades realizados pela cidade para todos os gostos. Um ambiente ideal para se inspirar e para se produzir.
3.
Rio Elba
O Elba é incontornavelmente uma das mais fortes impressões que se leva de Hamburgo. Seja a percorrer os seus canais pelo Alster, que percorre o coração da cidade, ou ao admirar o megalómano porto industrial da zona portuária desde Landungsbrücken (onde se encontra o bairro português), é possível perceber como Hamburgo se tornou numa das cidades mais vivas e influentes do Norte da Europa.
4.
Tudo funciona!
Hamburgo é já de si uma cidade portuária gira, mas o que me continua a espantar é a facilidade com que me movimento pela cidade e como está organizada. Pelas suas ruas e prédios, pelos bairros mais movimentados ou mais tranquilos, tudo está à mão de semear. Sejam cafés, compras, transportes ou qualquer serviço, percorre-se a cidade sem problemas de achar o que se precisa e há sempre um parque verdinho próximo. Pensam em tudo para facilitar a vida aos habitantes.
5.
Cerveja
Claro está, é barata e boa. Existe para todos os gostos e feitios. Para mim uma Franziskaner, que quase que serve de jantar, mas é preferível que seja acompanhada de um Döner ou uma dose de batatas fritas. Prost!