1.
Simpatia das pessoas
É sem dúvida o cartão-de-visita do Quebeque. Penso que não há um único québécois que não seja a simpatia em pessoa. Sempre disponíveis para nos ajudar, sempre com um sorriso na cara, sempre sem uma gota de maldade. É vermos a bondade no seu estado mais puro. Em todo o lado!
2.
Espaços verdes
Foi uma das primeiras maravilhas com que me deparei assim que cheguei ao Quebeque. Os espaços verdes e cuidados são uma constante que nos alegra a vista e a alma. É sempre reconfortante ter um local rodeado pela natureza que nos permite ler um livro, fazer um piquenique ou apenas respirar fundo e relaxar. E no Quebeque o que não faltam são locais assim.
3.
Apple picking
A tradição familiar que acontece em meados de Outubro. A família junta-se numa viagem que nos leva a um pomar enorme, com mais de 100 árvores e mais de cinco diferentes tipos de maçãs. A diversão está na interacção de cada membro familiar (tenha oito ou 80 anos) na prova de cada tipo de maçã, nas opiniões que podem ou não divergir e no próprio acto de conseguirmos colher nós próprios as maçãs que preferimos. E o melhor de tudo ainda é a hipótese de comprarmos qualquer produto que tenha como matéria-prima a maçã: compotas, tartes, cidra. Ou isso ou chegar à conclusão que temos 100 maçãs em casa e que temos de pensar em receitas alternativas.
4.
As tartes de framboesa
Ou de mirtilos, de morangos ou até de amora. São uma das sobremesas mais comuns no Quebeque e fazem a delícia de qualquer apreciador de frutos vermelhos. A massa estaladiça que envolve o doce recheio é mais do que um manjar dos deuses.
5.
Mudança das estações
É a característica que mais adoro no Quebeque. As mil e uma flores que existem em cada jardim, a mudança da cor das árvores, os esquilos que começam a aparecer em meados de Setembro, a neve que começa a cobrir de branco tudo aquilo em que toca. Árvores com folhas verdes, amarelas, laranjas, vermelhas, cor-de-rosa, castanhas e pretas são uma constante no Outono. E no Inverno o branco cintilante da neve predomina. Uma delícia para os nossos olhos e para a nossa alma, que se enche de felicidade com estas mudanças.