Fugas - dicas dos leitores

As 5 coisas que mais gosto em Stavanger

Por João e Sandra Fonseca

João e Sandra Fonseca vivem em Stavanger, Noruega, desde 2012. Ele é engenheiro, ela de momento é mãe a tempo inteiro.

1.
Sociedade familiar

A sociedade está construída a pensar na família e vida familiar. A existência de apoios sociais, acesso à saúde e os preços de artigos para criança, aliados às infra-estruturas da cidade, que permitem ir com as crianças para todo o lado, incentivam à criação de família e vida familiar.

2.
Natureza

A cidade é rodeada por espaços verdes, montanhas, lagos e fiordes. A muito pouca distância do centro encontramos excelentes paisagens. E para amantes do esqui,como nós, é bom ter as pistas quase à porta de casa.

3.
Emprego

Stavanger é uma das capitais mundias da indústria do petróleo, área de trabalho do João, e é vista como exemplo a seguir em diversas áreas. Estar aqui permite o contacto directo com essa realidade. Para além disso, a Noruega tem das taxas de desemprego mais baixas de todo o mundo.

4.
Estilo de vida

Apesar de o estilo de vida dos noruegueses ser completamente diferente do nosso, e em grande parte de difícil adaptação, o melhor aspecto será certamente o facto de promover uma vida activa e saudável, independentemente do clima.  Sair de casa para praticar desporto, ou simplesmente estar ao ar livre, passa a fazer parte da rotina. Aprende-se a valorizar o sol e qualquer chance para o aproveitar.

5.
Cidade de expatriados

Quase toda a gente fala inglês, tanto jovens como idosos, o que facilita e muito a vida quotidiana, já que o norueguês não é nada fácil. Fácil é encontrar pessoas na mesma situacão que nós, que enfrentam as mesmas dificuldades. A entreajuda e as amizades que se criam são um dos grande pontos positivos de sair de casa para viver noutra cidade.

--%>