Fugas - dicas dos leitores

  • REUTERS/Bob Strong
  • REUTERS/Bob Strong
  • REUTERS/Tony Gentile
  • REUTERS/Tony Gentile
  • REUTERS/Bob Strong
  • REUTERS/Tony Gentile
  • Henrique Castilho
    Henrique Castilho

As 5 coisas de que eu mais gosto em Tórshavn, ilhas Feroé

Por Henrique Castilho

Henrique Castilho vive em Tórshavn (capital das Ilhas Feroé, no Atlântico Norte, entre Escócia e Islândia mas parte da Dinamarca). Trabalha no restaurante KOKS como chef de partida.

1.
As pessoas

Todas as pessoas se cumprimentam na rua, são simpáticas, sorridentes, felizes e “agradecidas” por pertencerem a este país. Existe grande honestidade entre a população, muitas pessoas não trancam os carros, confiam nos desconhecidos.

2.
As casas

Todas as casas são em madeira, com janelas grandes, pavimento aquecido e muito dos telhados são revestidos com relva para ajudar à conservação do calor e proteger do frio. Dá vontade de ficar o dia todo em casa naqueles dias de chuva e escuros.

3.
A paisagem

A paisagem é uma das coisas mais marcantes. A natureza rodeia-nos, quando guiamos por algumas estradas fora do centro da cidade é normal encontrarmos ovelhas e até cavalos selvagens. Existe uma grande diversidade de aves na ilha, e estão por todo o lado.

4.
A serenidade

Vive-se uma serenidade e uma calma total na cidade. Há tempo para se fazer tudo e com tranquilidade. Quase que não existe a pressão do “tempo” que existe em grandes cidades. 

5.
Gastronomia

Apesar de ser um país pequeno, possui uma grande variedade gastronómica. Desde o borrego curado e fermentado na própria gordura entre um a três anos a panquecas feitas com sangue de borrego. Tudo muda consoante a estação do ano – por exemplo, no Inverno são usadas várias fermentações e pickles de ingredientes que foram colhidos no final do Verão/início do Outono.

--%>