Fugas - dicas dos leitores

  • Munique
  • Salzburgo
  • Innsbruck

A magia dos mercados de Natal de Munique, Innsbruck e Salzburgo

Por Francisco Finura

Foi com bastante curiosidade que decidi visitar, pela primeira vez, alguns dos mais afamados mercados de Natal na Alemanha e na Áustria, após ouvir falar deles ano após ano.

Tendo em consideração a curiosidade que tinha de conhecer ao vivo alguns destes mercados, bem como a proximidade geográfica entre Munique, Innsbruck e Salzburgo, decidi que seria este ano que iria entrar no espírito natalício que antecede esta quadra na Alemanha e Áustria e, ao mesmo tempo, aproveitar para explorar estas cidades.

A primeira cidade foi Munique, onde aterrei vindo de Lisboa. À chegada ao centro histórico, fiquei maravilhado com o principal e mais antigo mercado natalício, após uma visita à imponente igreja Frauenkirche.

São muitas as tendas de mil e um enfeites de Natal para todos os gostos, desde os mais simples aos mais requintados, que, desta forma, dão brilho à famosa Marienplatz. Na Kaufingerstrasse, que liga a Karlsplatz à Marienplatz, são os presépios que dão brilho a esta importante artéria comercial do centro de Munique, para depois chegar à Marienplatz e ficarmos maravilhados com o encanto do mercado de Natal. Não faltaram o vinho quente, as amêndoas caramelizadas e os bombons aos quais não conseguimos resistir. Depois, aproveitámos a nossa presença no centro histórico para subir ao alto da torre de Alter Peter e da Rathaus, onde pudemos apreciar as luzes de Natal que abrilhantam Munique nesta quadra natalícia.

A visita ao centro de Munique não estaria completa sem uma passagem pelo Viktualienmarkt, o mais antigo mercado de Munique, onde aproveitámos para comprar uns queijos, pelo Alter Hof, fizemos um passeio pela requintada Maximilianstrasse até ao Nationaltheater e à Odeonsplatz, onde nos esperava mais um agradável mercado de Natal, dentro da Residenz. No final, não nos poderia escapar um jantar na mais famosa cervejaria de Munique, a Hofbräuhaus, fundada em 1589.

No dia seguinte, e como as férias eram curtas, não perdemos tempo e fomos conhecer os mercados que a capital do Tirol tinha para este Natal. Apanhámos o autocarro para Innsbruck, onde chegámos pelas 10 horas da manhã. Logo que chegámos, dirigimo-nos ao centro da cidade, onde apanhámos o Nordkettenbahnen (funicular e teleféricos), que nos transportam ao Monte Hafelekar, a 2338 metros de altitude, onde a vista é deslumbrante. O percurso é feito em três paragens (Hungerburg, Nordkette e Hafelekar) e é na última paragem que temos a sensação única de ter as nuvens por baixo dos nossos pés. A vista de Hafelekar é magnífica e indescritível em poucas palavras. Sentámos-nos nalgumas pedras e ficámos a apreciar a magia daquela paisagem fascinante.

No regresso, verificámos que na paragem de Nordkette existia a possibilidade de andar gratuitamente de trenó, aproveitando a neve ali existente. Aproveitámos a oportunidade, antes de regressar ao centro da cidade onde, além da inevitável visita aos vários mercados de Natal, visitámos o Hofburg, o Museu Goldenes Dachl e subimos ainda à Stadtturn (Torre da Cidade). O mercado de Natal de Innsbruck era tão mágico como os de Munique (não faltavam o vinho quente, os enfeites para a quadra natalícia e os inevitáveis chocolates, aos quais não conseguíamos resistir).

--%>