Fugas - dicas dos leitores

  • No recinto do velho aeroporto de Tempelhof
    No recinto do velho aeroporto de Tempelhof Fabrizio Bensch/Reuters
  • Parque de Tempelhof
    Parque de Tempelhof Thomas Peter /Reuters
  • East Side Gallery
    East Side Gallery Reuters
  • Em Neukölln, encontram-se cafés que são galerias de arte como o Pappelreihe
    Em Neukölln, encontram-se cafés que são galerias de arte como o Pappelreihe DR/Pappelreihe
  • Um Trabant @ Checkpoint Charlie
    Um Trabant @ Checkpoint Charlie Tobias Schwarz/Reuters
  • André Silva
    André Silva DR

As 5 coisas de que eu mais gosto em Berlim

Por André Silva

André Silva, 31 anos, professor de alemão para estrangeiros.

1.
A Sonnenallee
Não é por ser a minha rua, mas sim porque é uma das artérias da multiculturalíssima freguesia de Neukölln e também excelente amostra daquilo que torna Berlim tão atraente: uma amálgama de línguas, alfabetos, cheiros, pessoas e vitrines. As árvores que cobrem a avenida nos meses mais quentes quase que nos fazem esquecer que estamos num lugar tão movimentado. É começar na Hermannplatz e ir descendo…

2.
Do it yourself

Desde canteiros de árvores jardinados pelos próprios moradores e transformados em confortáveis locais de cavaqueira (Pannierstr.) a prédios e barracões abandonados que viram mecas da vida nocturna (Sysyphos, Wilde Renate, Katerblau, Kuncker Kranich) até festivais feitos com trabalho voluntário, muita dedicação e zero patrocinios (Fusion). Há por aqui um empreendedorismo latente capaz de deixar qualquer um cheio de ideias maravilhosas.

3.
Tempelhofer Freiheit

É um dos melhores exemplos a nível mundial de participação activa da população na gestão urbana da cidade. Depois de muita expectativa, os berlinenses decidiram em referendo, que fossem mantidos intactos os 6 km2 da área aeroporto de Tempelhof, desactivado em 2008 e transformado numa gigantesca zona de lazer. Aqui o céu parece não ter fim: não há carros, só pessoas, bicicletas, kites, segways, patins e afins. É para todos!

4.
A bicicleta

É liberdade. Por ser tão plana é fácil entender porque se quebrou o recorde mundial de maratona dois anos consecutivos aqui em Berlim. Ciclovias não faltam e sempre que possível a bicicleta é o meio de transporte preferido por todos, excepto no Inverno.Eu tenho a minha bicicleta e adoro-a!

5.
A gastronomia

Causa sempre surpresa quando digo que uma das melhores coisas de Berlim é a comida. Deixemos os joelho de porco, a couve e os knödel para outras regiões, aqui há tudo para todos os gostos: o melhor hambúrguer (BBI), o melhor caril asiático (Hamy) e a melhor falafel (Al-Andalus). Kebab há por todo o lado, mas o melhor é em Kottbusser Tor. Já a pizza do Il Casolari é especial porque tem a Admiralsbrücke logo ali e é um excelente lugar para se partilhar uma pizza com os amigos.

--%>