Fugas - dicas dos leitores

Póvoa de Varzim, a cidade beijada pelo mar

Por Ademar Costa

"Querem ser tratados com simpatia e hospitalidade?" Sigam para a Póvoa, aconselha Ademar Costa.

Querem ser tratados com simpatia e hospitalidade? Visitem o concelho que faz as camisolas tricotadas em lã branca e bordadas à mão, com motivos marítimos. As camisolas poveiras são tricotadas em lã branca e bordadas à mão, com motivos marítimos, e aguardam os visitantes. As originais camisolas bordadas a ponto de cruz elevam valores etnográficos.

A Póvoa de Varzim, onde nasceu Eça de Queiroz, aquece os corações! A simpatia e um mar de afectos percorrem o porto de pesca, a marina da Póvoa e o monte de São Félix. Os devotos têm lugar cativo nas belíssimas igrejas de Nossa Senhora das Dores(século XIX) e Igreja Matriz( século XVIII), imóveis de interesse público.

A beata Alexandrina de Balazar mantém alta a chama da fé. Nascida em 1904, faleceu em 1955. A “santinha de Balazar” foi beatificada em 2004.

Os poveiros celebram a Semana Santa, o São Pedro, e evocam a padroeira dos pescadores, Nossa Senhora da Assunção a 15 de Agosto, com uma majestosa procissão.

O Parque da Cidade, com projecto de Sidónio Pardal, é um hino à natureza. O aproveitamento dunar refulge nos Campos Masseira. Na Aguçadoura e Estela, o engenho e arte permitiu aproveitar a humidade constante através de escavações até ao nível dos lençóis de água.

A presença romana regista-se na Cividade de Terroso. Rocha Peixoto, que dá nome à Biblioteca Municipal, lançou as bases dos trabalhos arqueológicos .O Museu Municipal alberga o Núcleo de Arqueologia,mantendo exposições permanentes alusivos à vida piscatória.

Como nem só de paisagens vive o homem, recomenda-se atenção ao estômago. Assim, no Marinheiro aguarda-nos a pescada poveira e umas simpáticas sapateiras, gambas e navalheiras regadas com um branco da Tapada do Chaves. Isto para bolsas avantajadas. Mais em conta ,o Tourigalo serve um misto de frango e costelinha de chorar por mais. A Casa dos Frangos regista enchente aos fins-de-semana, mas há sempre lugar para mais um .As famosas rabanadas poveiras, no Cravo e Canela e no Di António, são jóias da coroa.

Salgada no mar, mas doce em terra, eis a Póvoa de Varzim.

--%>