Fugas - dicas dos leitores

Nelson Garrido

Marrocos, 80, 60, 40

Por António Pedro Figueiredo

Fiz recentemente uma primeira viagem de carro a Marrocos, país enorme que começa a menos 400km de Tavira.

Marraquexe é a primeira cidade do Sul e foi a última que visitámos. Para os portugueses é tocante conhecer as 14 cidades do segundo Algarve (“Rei de Portugal e dos Algarves”) e Alcácer Quibir. Há um desmerecimento da História comum — os portugueses, por falta de estudo, os marroquinos por retirarem os símbolos portugueses, reescreverem a história com buracos e tratarem todas as potências europeias como colonizadoras…

Os marroquinos são simpáticos, prestáveis, mesmo generosos. O trânsito nas cidades, confuso, é ordenado segundo lógicas próprias, que temos de assimilar. O tráfego de estrada, porém, é mais ordenado que em Espanha. Os sinais de proibição de velocidade 80,60,40, surgem sempre nas zonas periféricas, com 40 metros a separá-los …

As brigadas móveis de radar vigiam a sequência e às dezenas ao longo das extensas estradas, em sítios absolutamente inóspitos…e na auto-estrada! Seleccionam o faltoso e... multa! Imagine-se o esforço de percorrer largas distâncias com isso sempre em conta. Na visita a Arzila (praça forte portuguesa) fui multado em 30 euros, ia a 76Km, em zona 60 km… foi a primeira, logo no primeiro dia.

 

--%>